Família

Influenciadoras que deram banana e macaco de pelúcia para crianças negras serão investigadas no RJ

Influenciadoras que deram banana e macaco de pelúcia para crianças negras serão investigadas no RJ - Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok

Publicado em 31/05/2023, às 09h41 - Atualizado às 09h57 por Giovanna Machado,


A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) anunciou nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a abertura de um inquérito para investigar a conduta das influenciadoras digitais Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves. O caso ganhou repercussão após a advogada Fayda Belo, especialista em direito antidiscriminatório, denunciar os vídeos publicados por elas no TikTok. Nas gravações, as influenciadoras abordam crianças nas ruas e entregam um macaco de pelúcia, uma banana e até dinheiro.

A advogada ressaltou que os vídeos revelam uma forma de “racismo recreativo”, caracterizada pelo uso de discriminação contra pessoas negras com o objetivo de entretenimento. A localização exata das filmagens não foi divulgada. No inquérito, a Decradi irá apurar se Kerollen e Nancy cometeram crimes de racismo ou injúria racial, além de verificar possíveis violações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os vídeos compartilhados nas redes sociais são de autoria de Kerollen, que possui um canal onde publica conteúdo junto com sua filha Nancy. As duas residem no Rio de Janeiro e contam com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 13 milhões de inscritos no TikTok.

Influenciadoras que deram banana e macaco de pelúcia para crianças negras serão investigadas no RJ (Foto: Reprodução/TikTok)

Em uma das gravações, Kerollen aborda um menino negro na calçada e lhe oferece a escolha entre um presente ou R$ 10. O menino opta pelo presente, mas ao receber a banana, expressa descontentamento e segue seu caminho. Em outra cena, a influenciadora aborda uma menina na rua e propõe a escolha entre R$ 5 ou uma caixa. A criança opta pelo “presente”, abre a caixa e demonstra felicidade ao encontrar um macaco de pelúcia, agradecendo à influencer.

O G1 Rio de Janeiro tentou entrar em contato com as influenciadoras, mas não obteve resposta. Os vídeos em que as duas crianças aparecem foram removidos das redes sociais das influenciadoras.

Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves (Foto: Reprodução/Instagram)

Fayda Belo destacou sua indignação com os vídeos, afirmando que a situação faz piadas e desumaniza crianças negras. A advogada enfatizou que o “racismo recreativo” é considerado crime, passível de pena de até 8 anos de prisão. Além disso, Belo citou o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que preza pela inviolabilidade da integridade moral dos menores e a preservação de sua imagem. O artigo 18 proíbe explicitamente a exposição de menores a constrangimento, vexame, humilhação e ridicularização em público.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Menino de 1 ano m0rre após caso de descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"