Família

Idoso de 93 anos vence depressão e aprende a costurar para manter legado da esposa

Ele superou a depressão com a costura - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 03/08/2023, às 12h28 - Atualizado em 04/08/2023, às 10h47 por Ketlyn Ribeiro, Estagiária | Filha de Leandra e Vagne


Idoso sorrindo para foto
Ele superou a depressão com a costura (Foto: Reprodução/Instagram)

Emanuel Vieira da Costa, de 93 anos, transformou a depressão que tomava conta dele após a morte da esposa em um lindo exemplo de superação. Para curar a dor e manter o legado da esposa, o homem aprendeu a costurar e hoje faz lindos panos de prato, assim como sua amada companheira fazia.

Tudo começou por conta de um sonho que teve com a esposa, Joana, com quem foi casado por 68 anos, onde ela pedia para que o marido desse continuidade à costura para manter o negócio vivo. Foi então que certo dia ele resolveu transformar a dor em homenagem e aprendeu a usar a máquina de costura. Seu Emanuel é de Fortaleza, Ceará, e aprendeu tudo sozinho.

Idoso costurando
Hoje ele faz lindos panos de prato (Foto: Reprodução/Instagram)

Intuitivamente ele passou a costurar e seguir os passos de Dona Joana, e em pouco tempo conseguiu produzir panos de prato de qualidade. Muito orgulhosa do pai, Nizia Costa é quem o incentiva e até criou um perfil no Instagram para divulgar o trabalho. Emanuel segue a vida com lindas lembranças da esposa. Em seu perfil no Facebook ele mantém uma declaração para ela: “Se o amor da minha vida estivesse viva, estaríamos completando 68 anos de casados”.

Pai se inspira na história de superação da filha e doa rim para paciente desconhecido

Inspirada na história de superação da filha, um pai decidiu ser voluntário para a doação de um rim. Arfon Jones, de 70 anos, entrou para a lista de doadores perto do natal e logo foi noticiado que o hospital havia encontrado um paciente compatível para receber o rim. Ele vive no Reino Unido e a doação foi anônima, mas o programa o avisou que a cirurgia ocorreu bem e a pessoa já está em recuperação.

No ano de 2022, a filha de Arton Seren precisou de transplante de rim. O pai realizou o exame de compatibilidade para tentar doar o órgão, mas infelizmente o resultado deu negativo. Então a menina precisou entrar em uma lista de espera para procurar um novo doador e acabou recebendo o órgão em abril do mesmo ano.

Pai se torna doador de órgãos após filha receber rim de desconhecido (Foto: Arquivo pessoal)

Após a filha receber a doação ele começou a pesquisar mais sobre o assunto e descobriu que uma pessoa pode ter uma vida saudável sem um rim. ”Parecia que eu tinha dado a alguém um belo presente de Natal e foi bom saber que estou saudável o suficiente para doar um rim, já que tenho quase 70 anos”, relatou o idoso.

Em dezembro de 2022 ele ficou comovido como a doação do rim de uma pessoa desconhecida acabou mudando completamente a vida da filha e quis retribuir o gesto para outro paciente. “Depois que Seren conseguiu seu novo rim, eu poderia sair da lista de doadores vivos e foi aí que tive uma experiência muito estranha”. “Foi como se eu ouvisse uma voz me dizendo ‘há mais alguém que precisa do seu rim’ e eu simplesmente senti que tinha que ficar na lista”, comentou ele entrevista ao GNN.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Davi quebra o silêncio após Mani colocar fim no relacionamento: "Eu sou um ser humano"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia