Publicado em 27/07/2020, às 13h07 - Atualizado em 14/04/2023, às 14h26 por Redação Pais&Filhos
O momento do banho pode gerar muitas dúvidas e receios nos pais, principalmente aqueles de primeira viagem, uma vez que a pele dos bebês é mais sensível e frágil quando comparada a de um adulto. Mas não é preciso se preocupar, seguindo algumas recomendações simples você garantirá a limpeza completa e o bem-estar do seu filho:
Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é importante reforçar: em hipótese alguma deixe seu filho sozinho. Caso algo aconteça, verifique se há necessidade real de ser agora ou pode esperar, e se mantenha de olho no bebê.
Antes de iniciar o banho, já faça um “checklist” de tudo o que irá precisar para garantir que tenha tudo ao alcance das mãos. Já separe o sabonete, toalha, roupa, fraldas e outros pertences para facilitar a sua tarefa.
É fundamental garantir que a temperatura da água esteja adequada, ou seja, morna (entre 36,8º C e 37,5º C) para que o bebê possa controlar a temperatura do corpo. Você não precisa de um termômetro em casa, para acertar o ponto da água, enfie o cotovelo e se certifique que esteja morna.
Quando se trata do bebê, parece que todo cuidado é pouco, mas pode ficar tranquila. Não é necessário ferver ou filtrar a água do banho, pode usar a do próprio chuveiro.
Antes de tirar a roupa do bebê ou até mesmo preparar a água, garanta que todas as portas e janelas estão fechadas, para evitar a corrente de ar frio. No inverno, uma opção é usar aquecedor também.
Pode parecer bobagem, mas não é. Faça questão de contar com bons acessórios, como uma banheira, suporte, rede de proteção, almofada para banho ou assento para a banheira. Esses são excelentes aliados para oferecer a você e ao bebê conforto e segurança.
Sem exageros. Durante as primeiras semanas de vida, a água já é suficiente para higienizar o bebê. Ao inserir o shampoo e sabonete também não é necessário encher a mão. Lembre-se: sempre use produtos destinados para os recém-nascidos, como o Sabonete Líquido Bebê Erva-doce da Granado, feito para limpar de uma forma delicada, garantindo uma pele macia e perfumada.
Tenha um cuidado especial com a região do umbigo, ao limpar o coto umbilical, por exemplo. Fique tranquila, porque ele não sente dor nessa parte do corpo, então pode seguir com a limpeza usando água e sabonete neutro. Seque levemente com uma toalha e finalize com uma haste umedecida em álcool 70% passando em volta e na base do coto.
Essas regiões precisam de uma limpeza caprichada. Não tenha medo de limpar o pescoço, axilas e genitais. Esses lugares podem acumular pequenas sujeiras e merecem um reforço na hora do banho.
Caso o bebê comece a chorar durante o banho, teste deixá-lo de costas, apoiado em uma das suas mãos, enquanto continua a higiene com a outra. Essa pode ser uma posição relaxante e confortável para ele, permitindo que pare de chorar.
Garanta que todos os produtos que você use no bebê estejam sempre limpos e bem armazenados. A pele do bebê é mais fina e, por isso, está mais sujeita a infecções. Prevenção é sempre o melhor caminho.
Uma questão que precisa ser pontuada é a quantidade de banhos por semana. Embora tenham a pele mais sensível, os bebês não entram em contato com tanta sujeira nos primeiros meses. Por isso, é possível dar banho todos os dias ou em dias alternados.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência