Publicado em 12/08/2020, às 18h00 - Atualizado às 18h00 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
Tony May foi abandonado quando bebê às margens do rio Tâmisa, em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial – mais especificamente em 1942. Mais de 70 anos depois e com a ajuda de detetives de DNA, o aposentado finalmente descobriu quem foram seus pais biológicos. “Sempre me perguntei quem eles eram. E por que eles me abandonaram. Acho que isso é o principal”, disse o inglês, em entrevista para a BBC.
Arthur e Ivy adotaramo pequeno Tony em 1944, junto de Eleanor, que se tornou a irmã do menino. O idoso lembra que descobriu que foi adotado quando tinha 7 anos, mas que isso não tinha o afetado muito. Até que no dia do seu casamento, quando tinha 23 anos, o pai de Tony disse que tinha algo a mais para contar, e, assim, o jovem ficou sabendo do abandono.
Depois da morte dos pais adotivos, o ex-bancário sentiu vontade de saber quem era a sua família biológica. O órgão de registro de Londres, onde a adoção foi validada, não tinha informações suficientes para ajudá-lo. Tony tentou fazer contato até com programas de TV, mas sem sucesso. A ajuda veio de onde ele menos esperava: um grupo para órfãos no Facebook.
O grupo é cheio de depoimentos e pessoas criando hipóteses sobre quem poderiam ser seus pais, segundo o aposentado. Tony, particularmente, acreditava que podia ser filho de uma mulher britânica e um soldado americano, algo ‘comum’ para o período. Depois de publicar sua ideia, o homem foi contactado por Julia Bell, uma especialista em genealogia genética.
A detetive de DNA, como é conhecida, encontrou um jornal de 1942 que relatava a história do abandono de Tony. O artigo dizia: “Um menino de quatro semanas, de olhos azuis, envolto em um casaco azul brilhante, parte de um traje feminino, foi encontrado abandonado no Embankment.” A pista foi o suficiente para Julia enviar uma amostra do DNA de Tony para empresas que tinham um bando de dados sobre o assunto.
Os testes conseguiram encontrar duas possíveis primas ou sobrinhas do idoso: Deborah, que mora no Canadá, e June, que vive na Escócia. A partir dessa potencial árvore genealógica, a detetive foi fazendo mais testes até chegar o mais próximo possível de um resultado que indicasse a paternidade e a maternidade de Tony. E foi assim que eles foram parar na Escócia, onde o indício de vínculo era muito grande.
No final da longa história, Tony descobriu que é filho de Mary Hunter, da Escócia, e Eric Wisbey, do sul da Inglaterra. O idoso também conheceu a meia-irmã, filha da mesma mãe, Sheena, e Anita, filha do marido da mãe, James . As duas ajudaram a esclarecer a maior pergunta do idoso: “Por que me abandonaram?”. Segundo Anita, Mary estava grávida de Eric quando se casou com James, o quê causou um atrito. Nem Eric e nem James reconheciam a paternidade de Tony, o quê teria deixado a mulher sem alternativas, na época.
“Sinto raiva e amargura porque minha mãe sentiu que tinha que esconder tudo isso. O que ela deve ter suportado o restante de sua vida, na minha opinião, é absolutamente doloroso.Gostaria de poder dizer a ela como eu sinto por ela ter tido que fazer isso”, diz Tony. “Mas agora que conheci minha meia-irmã, me correspondi com minha meia-sobrinha na Austrália. Agora quero apresentar meu filho e minha filha à família de Sheena. Isso me deu um novo sopro de vida”, finaliza o homem.
O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Saldão Motorola
Ofertas do dia: descontos de até 51% nos smartphones da Motorola