Família

Hoje é dia… do pediatra

Foto: Shutterstock

Publicado em 27/07/2017, às 07h01 - Atualizado às 10h11 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Hoje, 27 de julho, é celebrado o Dia do Pediatra. A data foi instituída em 1910 pela Sociedade Brasileira de Pediatria como forma de homenagear o profissional que tanto contribui para o desenvolvimento saudável da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. É ele o responsável por nos tirar tantas e tantas dúvidas, por isso a relação de confiança com o pediatra é fundamental.

“A confiabilidade se constrói em cada consulta, já que o profissional aborda não somente questões médicas, mas também afetivas. Os pais devem se sentir confortáveis para compartilhar suas inseguranças e o médico deve passar disponibilidade e empatia”, comenta o Dr. Hany Simon Junior, pediatra parceiro Tylenol, em entrevista exclusiva.

Segundo o especialista, com o passar do tempo, a relação de confiança também passa a ser criada com a criança, que deve se sentir à vontade para expor o que está sentindo. “A consulta pediátrica não deve se restringir somente a dados objetivos, mas ser abrangente para que seja levada em consideração a dinâmica familiar e a forma como ela influencia na saúde infantil”, comenta.

Exemplos disso ocorrem quando a saúde alimentar da família é inadequada e interfere na criação de bons hábitos infantis ou quando a rotina do sono da casa faz com que a criança durma muito tarde. Nestes casos, o pediatra se posiciona explicando os prós e contras das condutas. De certa forma, o pediatra também contribui – e muito – para a educação da criança.

Doutor Google

Por conta da tecnologia, houve uma mudança na relação família-médico. Aos primeiros sintomas, a reação de muitos pais é dar aquela pesquisada na internet para saber do que se trata – e isso não necessariamente nos deixa em paz. Pelo contrário, pode nos deixar ainda mais preocupados!

De acordo com o dr. Hany, o universo digital serve para resolver questões pontuais. “Os pais consultam a internet e chegam com algumas opiniões formadas, mas eles querem ter um tempo de consulta, já que questões complexas exigem diálogo. A mídia eletrônica não consegue substituir o contato pessoal”, confirma.

Esta nova dinâmica da relação com a tecnologia também aumentou o imediatismo, o que acende um sinal de alerta para pediatras e pais. Quando se trata de assuntos relacionados à saúde, o alívio responsável da dor e da febre sempre é mais indicado do que pensar somente no alívio imediato. “O avanço na tecnologia gerou impaciência e uma necessidade de resposta imediata para doenças ou situações que exigem respeito à evolução. O imediatismo existe e está arraigado nas gerações mais novas. O diálogo com o médico consegue minimizar esta ansiedade gerada pela informação eletrônica, que não é positiva”, finaliza.

Leia também:

9 coisas que o pediatra quer que você pare de fazer agora

Seu filho tem refluxo? Nosso pediatra tira as suas dúvidas

Abdominal durante a gravidez: saúde ou exagero?


Palavras-chave

Leia também

Família

Esposa de Radamés Furlan sofre ataques após ex-jogador assumir ter sido amante de Viviane Araújo

Família

Mãe de Alexandre Nardoni morre 1 mês antes de filho ser liberado da prisão

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

Após 3 anos o hospital, bebê que nasceu com intestino para fora do corpo recebe alta

Família

Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha