Publicado em 23/03/2023, às 14h02 por Redação Pais&Filhos
Uma garota de apenas oito anos passou por momentos de apuros durante um dia de diversão na piscina. A situação aconteceu no último domingo, 19 de março, em Jaguaruna, no sul de Santa Catarina. A menina ficou por aproximadamente um minuto embaixo da água após ter o cabelo sugado pelo ralo e a família correu para ajudar.
Daniela Garcia, a mãe da menina, deu uma entrevista para o veículo SCC SBT e falou sobre a importância dos fabricantes e da família se atentar com o ralo da piscina. Ela também falou sobre o que sentiu no momento: “Foi tirada a minha filha desacordada da banheira de hidromassagem”.
Ela seguiu dizendo como aconteceram os primeiros socorros: “Foi feito massagem cardíaca, respiração boca a boca e ela foi reanimada. Ela está bem, graças a Deus, foi um milagre e nós não gostaríamos que nenhuma outra família passasse pelos momentos de horror que passamos”.
Na Califórnia uma das principais causas de morte em crianças entre 1 e 4 anos é o afogamento. A fim de diminuir o número alto, o estado recentemente aprovou uma lei que exige que os proprietários de piscinas e spa recém-construídos incluam recursos de segurança específicos. Mesmo que você não more nos Estados Unidos, a segurança é sempre importante, então siga essas dicas para te ajudar:
1. Instale uma cerca certa
Ela deve envolver completamente todos os quatro lados e separar a piscina da sua casa, diz Emily Samuel, gerente da Safe Kids Worldwide. Uma cerca precisa ter pelo menos 4 metros de altura com um portão de fechamento automático e auto-travamento.
2. Cubra a piscina
Sempre que você não estiver usando, feche-a com uma cobertura devidamente ajustada. Deve passar por toda a superfície da piscina e não permitir que qualquer água fique presa em cima.
3. Configure um alarme
É como um sistema de alerta de casa, mas para o quintal. Embora não seja obrigatório, a nova lei da Califórnia recomenda que residentes escolham entre dois tipos: um que é colocado na porta ou janela que leva da casa para a piscina ou um que vai diretamente na água. Ambos devem fazer um som contínuo e audível som.
4. Equipamento adequado
Boias e macarrões são muito divertidos, mas não devem tomar o lugar dos dispositivos de flutuação pessoal (PFDs), que existem para manter as crianças flutuando na água. Sempre tenha um PFD como um colete salva-vidas ou uma boia anel em um local acessível perto da piscina.
5. Vigie as crianças
Se vários adultos estiverem na piscina, separe turnos de 15 minutos para cada pessoa para manter toda a sua atenção nas crianças que estão dentro ou em volta da água.
6. Não desligue a atenção
Mesmo se a piscina for pequena ou de plástico, você deve ter o mesmo cuidado e atenção. Lembre-se de esvaziá-la assim que seu filho acabar de brincar e guarde-a de cabeça para baixo para não coletar água.
A chegada de um filho significa uma nova rotina! Saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo:
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo