Magia do Natal 🎄

"Ganhei meu dia", diz mãe de menino surdo que interagiu em Libras com Papai Noel pela 1ª vez

Papai Noel que se comunica em Libras realizou o sonho de Davi - Divulgação HughesNet
Divulgação HughesNet

Publicado em 21/12/2023, às 15h59 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto


Um dos símbolos mais icônicos do Natal é o Papai Noel. Ainda mais quando se é criança, já que é ele que faz a magia acontecer, é o grande responsável por presentear e, muitas vezes, realiza sonhos. Para Davi, de 5 anos, esse ano a data ficou ainda mais especial, porque foi a primeira vez que ele conseguiu se comunicar com o bom velinho – isso porque ele é uma criança surda e encontrou um Papai Noel que conversasse em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

O encontro foi virtual, mas já foi o suficiente para deixar o Natal de Davi (e da família toda) completo. “Quando começou a videochamada, o Davi ficou muito agitado, olhando para o celular como se não acreditasse no que estava acontecendo. Foi uma experiência mágica!”, disse a mãe Karina Pereira.

Menino conversa com Papai Noel em Libras
A mãe de Davi ficou emocionada ao ver o filho interagindo em Libras com o Papai Noel (Foto: Divulgação HughesNet)

Essa troca foi possível graças a uma campanha entitulada "Natal Via Satélite", HughesNet, serviço de internet banda larga da Hughes do Brasil. A família é uma das milhares que estão sendo impactadas pelo projeto, que permite às crianças de todo o Brasil conversarem com Papais e Mamães Noéis no site para terem interações personalizadas. São seis opções de personagens que visam a inclusão e diversidade.

“Gostei da sensibilidade dessa campanha de trazer o mundo das Libras para as outras pessoas também terem mais proximidade e empatia. Como mãe, me sinto honrada. Cada sorriso do meu filho vale a pena. Fiquei muito feliz vendo-o interagir em Libras com o Papai Noel. Ganhei meu dia!”, completou Karina.

Papai Noel e criança
Essa foi a primeira vez que Davi conversou com um Papai Noel que sabia linguagem de sinais - Divulgação HughesNet/Freepik


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Papai Noel existe, sim!

A vida sem imaginação não tem a menor graça! E ela começa logo cedo. Quando a criança não tem idade para entender o que está acontecendo, os pais já montam a árvore de Natal, compram presentes e preparam a ceia, que reúne toda a família.

Toda vez que nasce um bebê, nasce também uma crença no bom e velho Papai Noel. Quem não lembra de ficar acordado até tarde, correr para ver os presentes embaixo da árvore na manhã de Natal, conferir se os biscoitos e o leite foram devidamente comidos e dormir muito cedo para não atrapalhar a chegada do bom 'velhinho'? Tudo isso faz parte da construção cultural da maioria das famílias ao redor de todo o mundo.

Papai Noel escrevendo carta em cenário natalino
O Papai Noel existe, sim - (Foto: Unsplash)

Não é à toa que fazemos tudo isso. Essa tradição proporciona a troca de carinho, incentiva a generosidade e a alegria entre os pais, filhos, avós, netos, primos, tios e sobrinhos. Todo mundo entra na brincadeira e colabora de alguma forma. Então é claro: o Papai Noel existe, sim!

E tem que continuar existindo por muito tempo. Até os 7 anos de idade a criança entende o mundo por meio do imaginário e da fantasia. É dessa forma que ela cria o seu próprio mundo, a fim de desenvolver o intelecto e lidar melhor com as suas emoções.

Mãos do Papai Noel
Todas as tradições que permeiam o Natal são instrumentos de união, amor e troca de carinhos (Foto: Unsplash)

Uma data que pode parecer apenas mais uma oportunidade comercial para que as famílias gastem com presentes, tem muito mais significado no desenvolvimento da criança do que se pode imaginar. É assim que o Natal dura tanto tempo.

Além de ser uma tradição enraizada na nossa sociedade, ele é fundamental para o estímulo da imaginação da criança, ainda que ela saiba distinguir a fantasia da realidade. “Ainda na pré-escola, as crianças demonstram compreender as diferenças entre a realidade e a fantasia, não atribuindo características de uma esfera para a outra”, afirma a psicóloga Natália Benincasa Velludo, filha de Ivanilde e Luiz Antônio.

Por meio da fantasia, as crianças podem pensar de modo não intuitivo, podendo reinventar a realidade e, assim, conseguir focar em saídas menos óbvias para os problemas do cotidiano. Isso não só as ajuda a desenvolver a criatividade, mas também faz grande diferença na vida adulta.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção