Família

Fumar com criança no carro vai dar multa

Projeto já foi aprovado em Curitiba e prevê infração de R$ 250 para motorista que desrespeitar a lei

Vanessa Moura ,Mãe de Ana Luiza

cigarro (1)

(Foto Shutterstock)

Em Curitiba, motorista que for flagrado fumando dentro do veículo com uma criança de até 12 anos será multado em R$ 250. O projeto de lei foi aprovado há duas semanas pela Câmara Municipal e agora segue para a Comissão de Direitos Humanos, para depois ser votado em plenário.

Segundo estudos, fumantes passivos – que não fumam, mas convivem com fumantes – ficam expostos a cerca de 200 componentes tóxicos e 40 substâncias cancerígenas provenientes da fumaça do cigarro. O fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS), e crianças expostas frequentemente à fumaça de cigarro podem sofrer danos irreversíveis à saúde.

O Brasil já proíbe fumar em locais fechados e em veículos de transporte público. Outro Projeto de Lei deve ampliar essa restrição também para veículos particulares. Aprovado em dezembro pelo Senado, o PLS 694/2015 proíbe fumar dentro do carro com criança, adolescente ou mulher grávida. A pena é de multa e até 4 anos de prisão.

Anúncio

FECHAR