Família

Fotógrafa ajuda vítimas do furacão Ian a restaurar fotos de famílias destruídas

Fotógrafa se propôs a recuperar fotos e lembranças importantes de famílias que tiveram seus registros danificados pelo furacão Ian - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 01/11/2022, às 05h53 por Redação Pais&Filhos


É através da fotografia que conseguimos registrar e congelar os melhores momentos de nossas vidas. Por isso, Krista Kowalczyk, uma fotógrafa americana acredita que recuperar as lembranças em um momento tão difícil é muito importante. Ela solveu então resgatar as fotos de outras pessoas de sua comunidade que acabaram sendo danificadas por conta do furacão Ian, que aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos.

Fotógrafa se propôs a recuperar fotos e lembranças importantes de famílias que tiveram seus registros danificados pelo furacão Ian (Foto: Reprodução/Instagram)

A mulher também foi afetada pelo furacão e entende o quanto o trabalho fotográfico é importante para perdurar lembranças afetuosas.  “Esta é a única coisa que captura um momento para sempre. O sofá será substituído, mas você não pode substituir aquelas fotos de família”, contou.

O trabalho voluntário de restauração das fotos começou quando ela foi ajudar seu vizinho a limpar a casa que havia sido inundada do pai de 89 anos de idade. Ela conta que tudo que eles possuíam estava empilhado nas ruas. “Não era apenas uma rua. Foi bloco após bloco após bloco”, lembra Krista. Enquanto ela e sua amiga estavam ajudando na limpeza da casa, ela perguntou o que ela deveria fazer coma s fotos que acabaram sendo danificadas pela água. Então, a fotógrafa sabia exatamente o que fazer e começou a trabalhar.

Krista Kowalczyk (Foto: Reprodução/Instagram)

Após essa conversa, no dia seguinte, Krista foi de porta em porta com seu assistente de fotografia e perguntou às pessoas se elas queriam ajuda para restaurar suas fotos danificadas. A resposta foi além de positiva: “As pessoas ficaram muito agradecidas por alguém chegar em sua casa e dizer: ‘Como posso ajudá-lo’”, disse ela.

A iniciativa da fotografa acabou virando um projeto. “Para alguns deles, apenas ofereci dicas, dizendo: ‘Apenas tire isso dos álbuns. Isso é tudo o que você precisa fazer’, ou ‘Enxaguar isso, jogar um pouco de água e essas fotos ficarão boas’”. Para fotos especializadas, como retratos de casamento, ela contou com a ajuda de alguns colegas de profissão. Já para fotos que não podem ser salvas, ela está arquivando-as digitalmente e editando.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos