Família

Flipinha 2014: Chegou a hora!

Shows e performances culturais marcam o primeiro dia de evento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Aconteceu no dia 30 de junho a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip. O evento será realizado até o próximo domingo, (03) e vai reunir grandes nomes da literatura brasileira e internacional.  Como as crianças também são um público que gosta de literatura a festa conta com uma versão inteiramente dedicada ao público infantil, a Flipinha. E nós da Pais&Filhos estamos aqui para acompanhar.

O autor homenageado deste ano é Millôr Fernandes. Quando se chega à Praça Matriz, próxima à tenda da Flipinha, já da para ver que a decoração faz menção ao escritor, pois foi inspirada no livro “Abecedário”, que descreve de forma lúdica o significado de cada uma das letras.

Anúncio

FECHAR

Um dos destaques da Flipinha será a Literatura de Cordel, que será abordada pelo poeta popular e ilustrador Arievaldo Viana, criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos. A escritora Sandra Lopes, autora de Cordel da Candelária e Cordel das Cavalhadas, com ilustração de Luciana Greter Carvalho também vai falar sobre o tema com as crianças.

Enquanto as apresentações não chegam, o público pôde entrar no clima da literatura nordestina com os artistas de rua e suas performances e cantorias repentistas. Músicas como ‘Asa Branca” e “Xote das Meninas” embalaram a tarde de quarta-feira no centro histórico de Paraty.

 Para abrir oficialmente o evento, a cantora Gal Costa realizou um show na tenda da Flipinha e embalou o público com as canções do seu DVD Recanto e clássicos como “Folhetim”, “Baby” e “Barato Total”. Além dela, o cantor local Felipe Guaraná animou adultos e crianças com sambas e marchinhas de sua autoria.

A jornalista viajou a convite da organização do evento

Pais&Filhos TV