Família

Filha de pedreiro e faxineira é aprovada em sete faculdades dos Estados Unidos

Filha de pedreiro e faxineira é aprovada em sete faculdades dos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/G1 Vale do Paraíba e Região
Reprodução/Facebook/G1 Vale do Paraíba e Região

Publicado em 25/05/2023, às 06h05 - Atualizado às 06h06 por Giovanna Machado,


Nathalia Vitória Cursino dos Santos, uma estudante de 18 anos, proveniente de uma família simples, composta por um pedreiro e uma faxineira, alcançou um feito extraordinário ao ser aprovada em sete renomadas universidades dos Estados Unidos. A jovem, residente na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, recebeu as notícias de sua aprovação na William Jewell College, University of Akron, Widener University, Saint Louis University, University of Kentucky, University of New Haven e Catholic University of America.Sua trajetória educacional transcorreu inteiramente em escolas públicas, onde enfrentou os desafios impostos pela pandemia. Durante a fase mais crítica da disseminação da Covid-19, Nathalia teve que alternar entre o ensino remoto e o ensino presencial na Escola Municipal José Ezequiel de Souza, em um esforço para dar continuidade aos seus estudos. Após concluir o ensino médio, a jovem embarcou em uma jornada dupla, trabalhando durante o dia e dedicando seu tempo livre aos estudos em casa. Após um ano de dedicação incansável, ela se candidatou às universidades estrangeiras.

Nathalia explica em entrevista ao G1 que o processo seletivo é algo bastante diferente do sistema brasileiro. Além de enfrentar desafios acadêmicos, ela teve que se aprofundar em um processo de autoconhecimento, compartilhando informações pessoais com as instituições de ensino. A estudante também teve que viajar para fazer algumas provas em cidades vizinhas, como São José dos Campos e Mogi das Cruzes, contando com o apoio incondicional de seus pais, mesmo diante do aparente impossível.

Filha de pedreiro e faxineira é aprovada em sete faculdades dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Facebook/G1 Vale do Paraíba e Região)

Meses de ansiedade e estudo intensivo levaram à conquista de várias aprovações, todas com algum percentual de bolsa. Contudo, diante das opções disponíveis, Nathalia enfrentou o desafio de decidir onde estudar. Ela optou pela William Jewell College, levando em consideração fatores como custos reduzidos, bolsas de estudo mais generosas e um índice mais alto de aprovação.

Inicialmente pretendia cursar Engenharia Civil, Nathalia conquistou uma bolsa que não contemplava essa área de estudo. Assim, ela decidiu seguir Filosofia ou Relações Internacionais na instituição localizada no estado de Missouri. A jovem demonstra entusiasmo ao falar sobre o programa da faculdade que a atraiu, afirmando que se apaixonou por essa oportunidade e não se vê fazendo outra coisa.

Embora encare o desafio de partir para um local desconhecido, com uma cultura e idioma diferentes, Nathalia não sente medo, pois sua maior motivação é proporcionar orgulho aos pais e, após se formar, melhorar a vida de toda a família. Ela reconhece o apoio inabalável que tem recebido deles, apesar do receio que têm, pois nunca viram um filho deixar sequer a cidade natal, imaginem o país inteiro. Nathalia acredita que a obtenção do diploma no exterior abrirá inúmeras oportunidades para seu futuro e lhe permitirá retribuir todo o esforço e amor dedicados por sua família ao longo dos anos.

Nathalia Vitória está esperançosa e acredita que vai conseguir realizar o sonho de estudar fora (Foto: Reprodução/Facebook)

No entanto, mesmo com suas várias aprovações e bolsas de estudo, os desafios financeiros de Nathalia estão longe de terminar. Devido à sua origem humilde, ela não tem recursos para custear sua viagem aos Estados Unidos, muito menos arcar com as despesas da mensalidade, uma vez que a bolsa de estudos é parcial.

A jovem decidiu iniciar uma campanha online para arrecadar doações que a aproximem da realização de seu sonho de estudar no exterior. Nathalia reconhece que a quantia necessária é inalcançável em sua realidade atual e vê a arrecadação como a única maneira viável de tornar possível sua ida aos EUA.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua e se diz envergonhada - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão pede desculpas e dá veredito sobre polêmica na festa de Lua