Família

Feliz Dia de Reis!

Data é representada pela visita dos 3 Reis Magos ao presépio onde nasceu o Menino Jesus e serve de inspiração para a Lenda de Befana

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

As comemorações de final de ano passaram e hoje, 6 de janeiro, é o momento de guardar a decoração natalina e comemorar o Dia de Reis. A data é uma das mais tradicionais do calendário católico e é conhecida como “Epifania do Senhor”, representada pela visita dos magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao presépio onde nasceu o Menino Jesus. Carregado de significados, o período também serviu de inspiração para compor a lenda de Befana, que significa Epifania em Italiano.

De acordo com a tradição popular, quando souberam do nascimento de Jesus, os magos, guiados pela Estrela de Belém, atravessaram muitos países até chegarem ao presépio onde estava Jesus. Por onde passavam, os habitantes locais corriam para conhecê-los e seguí-los.

Segundo a lenda da Befana, no caminho, os Reis Magos conheceram uma senhora que havia decidido acompanhá-los até Jesus, mas desistiu porque precisava limpar a casa. No dia seguinte, arrependida, ela saiu de casa com a vassoura na mão para procurá-los e acompanhá-los, porém, não os encontrou. Essa passagem teria dado origem à lenda de Befana. De acordo com preceitos populares, ela teria passado a procurar insistentemente o Menino Jesus com sua vassoura na mão e presentes.

Anúncio

FECHAR

Por isso, hoje ela é conhecida como uma senhora que voa numa vassoura, na madrugada do dia 5 para o dia 6 de janeiro, com um grande chapéu e roupas escuras, procurando o Menino Jesus e deixando presentes para as crianças.

Na Itália, local onde a data é comemorada com entusiamo, ao longo do ano as crianças deixam suas cartinhas e pedidos para Befana dentro de meias penduradas nas chaminés. Para as crianças que se comportaram bem durante o ano, Befana entrega doces e presentes. Já aquelas que se comportaram mal, recebem carvão, alho e cebola.

Há quem acredite que Befana representa o Ano Velho que, depois das festas natalinas, vai embora, deixando as lembranças boas que passaram do ano anterior

Pais&Filhos TV