Família

“Eu não vou morrer analfabeto”, diz aposentado que se formou aos 79 anos

Reprodução/ Prefeitura de Gravataí

Publicado em 15/08/2023, às 12h13 - Atualizado em 16/08/2023, às 09h04 por Sophia Dolores


Compartilhe:


“Uma pequena vitória”. Assim Cláudio Jacir dos Reis, de 79 anos, celebra a conquista na formatura após concluir o ensino fundamental. A cerimônia aconteceu no último mês de julho e fez parte da formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana da cidade.

No total, foram 19 alunos formados na instituição de ensino (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Gravataí)

Natural de Porto Alegre, o aposentado decidiu dar mais um passo em sua vida. Ao lado dos outros 19 colegas da Escola Municipal Vânius Abílio dos Santos, Cláudio realizou o sonho interrompido na infância. “Não vou morrer analfabeto”, afirma.

Quando criança, Cláudio viu a mãe ficar viúva e precisou parar os estudos para cuidar dos irmãos. Ao completar 18 anos, ele foi para o Serviço Militar. Depois do período no Exército, Cláudio trabalhou por mais de 30 anos como motorista de ônibus. Durante esse tempo, ele não conseguiu dar sequência nos estudos. Após sair do emprego, Cláudio decidiu se dedicar aos estudos.

Cláudio Jacir dos Reis, à direita, posa ao lado de um professor (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Gravataí)

Animado, ele conta que a relação com a turma da escola era importante. “Eu tinha um relacionamento muito bom com a gurizada”, diz. Além de Cláudio, outros 155 formandos, que fazem parte da setes escolas municipais que oferecem o (EJA), realizaram o sonho da primeira formatura no mesmo fim de semana.

Hoje, casado e com três filhos, Cláudio relata que o próximo passo é concluir o ensino médio e cuidar da saúde.  “Se Deus quiser, fazer minha natação e a minha academia. Além disso, continuar em harmonia familiar”, finaliza.

Cerimônia de formatura do Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela prefeitura de Gravataí (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Gravataí)

Idoso se forma na faculdade aos 78 anos e emociona mãe de 98 anos com conquista

Nesta semana viralizou nas redes sociais o vídeo de um idoso que conseguiu se formar na faculdade aos 78 anos. Na gravação ele surge usando uma beca, com o canudo na mão e sai correndo para contar a notícia para a sua mãe, de 98 anos. “Mãe! Eu formei, mãe”, disse no registro emocionado com a sua conquista. Por conta da idade avançada, a senhora não pode comparecer no momento especial. Enquanto isso, os parentes do senhor acompanham o trajeto até a casa dele.

Idoso se forma na faculdade aos 78 anos (Foto: Reprodução Tik Tok)

O vídeo foi compartilhado no Twitter pela neto do idoso, chamada Thamires. A menina disse na publicação que assim  que a cerimônia de formatura terminou o seu avô foi correndo até a casa da mãe dele  pulando de tanta felicidade.


Palavras-chave
Família Educação Escola idoso Ensino Médio aposentado 79 anos ensino fundamental idoso de 79 anos se forma idoso se forma

Leia também

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

Família

Motorista da Porsche é colocado em ala "segura" e com presidiári0s famosos ao ser fichado

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho