Família

Adolescente que sofreu abuso na infância ajuda a prender o próprio avô: “Achava que era normal”

Poppy, hoje com 18 anos, espera que sua história ajude outras pessoas - Reprodução/ BBC News
Reprodução/ BBC News

Publicado em 01/08/2023, às 12h13 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Uma adolescente britânica que ajudou a prender o avôpaterno depois que ele abusou sexualmente dela na infância está se manifestando publicamente para “acabar com a vergonha” que ronda vítimas de abuso como ela. Ela espera que sua história ajude outras pessoas que passam pela mesma dor.

Poppy, hoje com 18 anos, espera que sua história ajude outras pessoas (Foto: Reprodução/ BBC News)

Poppy, hoje com 18 anos, deixou de lado seu direito ao anonimato porque acredita que “se as pessoas podem ver um rosto por trás de algo tão tabu, é mais fácil de se identificarem”. Ela revela como, quando era criança, achava normal o abuso que sofria: “Pensava que os avós faziam isso com os netos […] senti um alívio enorme quando finalmente contei aos meus pais com 11 anos.”

Poppy decidiu se abrir para que os outros entendam que o abuso pode acontecer dentro de qualquer família. “Por que deveríamos nos esconder? É um crime, simples assim”, diz ela. “Sou provavelmente como qualquer outra pessoa passando por isso. Os sobreviventes são muito bons em agir como se nada estivesse errado, as pessoas não viam isso em mim.”

A mensagem da jovem para outras pessoas que sofrem abuso é “dê esse passo, conte a alguém” (Foto: Reprodução/ BBC News)

Dados mostram que há mais casos de abuso sexual infantil sendo denunciados à polícia na Inglaterra e no País de Gales do que nunca. Foram registrados 105.542 crimes sexuais contra crianças desde março de 2023. Os números foram analisados ​​para a BBC pelo ‘Centre of Expertise on Child Sexual Abuse’ (CSA Centre), que estuda as causas, o impacto e a dimensão dos abusos.

O centro afirma que a maior conscientização é uma das principais razões para o aumento de 57% nos crimes denunciados em seis anos, o abuso sexual infantil dentro do ambiente familiar é responsável por quase metade dos casos. É por isso que Poppy acredita que tornar pública sua história vai ajudar as crianças a perceberem que alguém um dia vai ouvi-las.

O abuso sexual infantil é um crime “frequentemente oculto” (Foto: Reprodução/ BBC News)

No Brasil, foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de 2015 a 2021. Em 2021, o número de notificações foi o maior registrado no período, com 35.196 casos, segundo o governo federal.

Os dados brasileiros também apontam que a maioria dos agressores são do sexo masculino, responsáveis por mais de 81% dos casos contra crianças de até 9 anos e 86% dos casos contra adolescentes de 10 a 19 anos. E as vítimas são predominantemente do sexo feminino: 76,9% das notificações de crianças e 92,7% das notificações de adolescentes.

O governo tornou “obrigatório para aqueles que trabalham com jovens denunciar qualquer suspeita de que uma criança está sendo abusada ou explorada sexualmente (Foto: Reprodução/ BBC News)

Poppy abriu o coração e relatou que os abusos começavam quando o programa infantil que ela costumava assistir com ele terminava. Hoje, a jovem é eloquente e ponderada, mas, ao voltar sua mente para aquela época, ela hesita enquanto procura as palavras. “Sempre começava com: ‘Você pode vir me ajudar a me vestir?’ E eu tinha que ir para o quarto dele. Era forçada a fazer coisas com ele, depois ele fazia coisas comigo.”

“Quando digo a ela que sofreu abuso, ela diz que sim — e descreve a complexa relação que tinha com o avô paterno. Ela conta que sentia muita vergonha e acreditava que estava errada, então queria protegê-lo”, relata a mãe de Poppy.

“A condenação foi importante para Poppy, mas também a terapia”, diz mãe da jovem (Foto: Reprodução/ BBC News)

Aos cinco anos, pouco antes de uma viagem ao parque de diversões Legoland, ela tentou contar à mãe sobre o abuso. Uma foto tirada naquele dia mostra uma garotinha com longas tranças loiras sorrindo para os pais. Se é difícil para Poppy encontrar as palavras certas agora, isso mostra como deve ter sido impossível para uma menina tão nova. “Ela começou a nos contar, depois deu risadinha”, diz Miranda. “Nós simplesmente não percebemos o que ela estava tentando nos dizer na época.”


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar