Família

Estudo da OMS prova que amamentação exclusiva diminui risco de obesidade infantil no futuro

Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/08/2019, às 09h48 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


(Foto: Getty Images)

O crescimento dos casos de obesidade infantil está no mundo inteiro, inclusive na América Latina e no Brasil. Essa doença é sempre um fator de risco, mas a diferença da obesidade entre adultos e a infantil é que com as crianças, você pode agir mais ativamente na prevenção. Hoje, não existem opções medicamentosas nem cirúrgicas voltadas as crianças, mas um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no Congresso Europeu de Obesidade, mostra que a amamentação é uma ferramenta poderosa nesse sentido: alimentar bebês com leite materno pode prevenir o excesso de peso em longo prazo.

Publicado no jornal especializado Obesity Facts, o estudo compara a associação entre a prática e a duração da amamentação com o peso da criança ao nascer e o índice de massa corporal dos participantes quando eles estavam com idades entre 6 e 9 anos. Foram usados dados de 100.583 meninos e meninas de 22 países europeus.

O resultado mostrou que, comparadas àquelas alimentadas exclusivamente com leite materno por seis meses, a probabilidade de ter obesidade foi maior entre crianças não amamentadas ou que receberam leite humano por períodos mais curtos. Quanto maior o peso ao nascer, maior o risco de sobrepeso na infância, algo reportado em 11 dos países avaliados.

Funcionamento hormonal

A amamentação induz diferentes respostas hormonais ao corpo da criança principalmente quando comparada às fórmulas, essas últimas causando uma resposta maior da insulina, o que leva ao um armazenamento maior de gordura e ao aumento de adiposidade. Além disso, o leite humano é rico em Bifidobacteria, um grupo de bactérias intestinais menos presentes no organismo de crianças com obesidade.

“Crianças que foram amamentadas parecem ter preferências alimentares mais favoráveis, comendo mais frutas e vegetais que aquelas alimentadas com fórmulas”, diz o artigo, citando um estudo australiano de 2014.

No Brasil, a obesidade infantil também tem aumentado. Segundo a OMS, 33% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso. Dessas, 15% já têm obesidade. As estimativas da organização são de que, em 2025, 11,3 milhões de brasileiros nessa faixa etária tenham índice de massa corporal (a divisão de peso pela altura ao quadrado) acima do considerado saudável.

Leia também:

Tudo sobre amamentação: as 17 maiores dúvidas das mães

Benefícios do leite materno começam antes da amamentação; entenda

Estudo de Harvard prova que comer em família diminui chance de obesidade no futuro


Palavras-chave
Amamentação

Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Mãe deixa bebê sozinha no trocador e ele morre (Foto: Montagem /Reprodução / Facebook

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”

Lourdes Maria é a primeira filha de Madonna, fruto do relacionamento com o ator e bailarino cubano Carlos Leon - Reprodução Instagram @carlitoleon

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer