Família

Empacotando a comida

Que tal aprender a fazer um prato nutritivo, delicioso e, surpresa, que não dá trabalho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Tem muitos pais que se empenham e tentar servir sempre o melhor jantar possível para eles e seus filhos, mas não é fácil chegar do trabalho cansado, encarar as brigas entre os irmãos, dar banho, colocar os pijamas e servir a comida. Ah, claro, e depois limpar a cozinha! Agora, tudo pode ser bem mais simples. A revista norte-americana Parents, que por sua natureza já tem um espírito prático, ensina a fazer receitas simples, gostosas e embrulhadas em papel manteiga.

O primeiro passo é separar o pedaço certo de papel. Pegue uma folha de papel manteiga retangular e dobre na metade, agora é só cortar como se fosse metade de um coração.

Anúncio

FECHAR

Abra o papel e organize os ingredientes das receitas abaixo em uma das metades do coração.

Agora, junte as duas partes do papel e embrulhe começando da parte arredondada e vá descendo até o fim do coração com pequenas dobraduras, sempre pressionando o papel e deixando firme. Por fim, leve a ponta do coração e dobre-a sob o pacote para terminar.

Agora, vamos às receitas!

Salmão Teriyaki com salada de legumes

Ingredientes

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

6 xícaras cheias de legumes para yakissoba (aquele mix com cenoura, brócolis, repolho e couve já cortados em tirinhas)

4 pedaços pequenos de salmão (cerca de 150g cada)

½ copo de caldo de galinha

¼ copo americano de vinho de arroz (pode ser saquê)

2 colheres (sopa) de shoyu

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de amido de milho

Como fazer

Coloque uma forma de pizza no forno pré-aquecido a 250C. Corte o papel manteiga conforme as especificações acima, faça isso para quatro porções. Reserve.

Em uma tigela misture 2 colheres de gengibre com 1 colher de sopa de água. Em uma tigela grande misture bem a salada com o gengibre. Agora faça um embrulho de cada vez, desdobre o papel, deixando-o no formato de coração, acrescente a salada em dos lados do coração, deixando uma margem de 3 centímetros. Coloque o salmão sobre a salada. Comece a fazer a dobradura na bora superior do coração. Vire e repita a dobradura. Torça a ponta do coração e coloque-a sob o pacote. Coloque os pacotes em uma assadeira grande (eles podem se sobrepor). Asse por 12 a 15 minutos, veja se o salmão já está cozido com um garfo.

 

Bolo individual de maçã

Ingredientes

1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida

1/4 xícara de açúcar mascavo

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar granulado

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

2/3 xícara de leite desnatado

1/2 colher de chá de essência de baunilha

1 1/2 maçã descascadas e cortadas ou 4 fatias de abacaxi, cortado em pedaços

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela pequena misture a 1/4 de xícara de manteiga e o açúcar mascavo e reserve. Em uma tigela média misture a farinha, o açúcar granulado, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicione as 3 colheres de sopa de manteiga, mexendo com as pontas dos dedos até ficar quebradiço. Misture o leite e a baunilha.

Embrulhe uma a uma das porções no papel manteiga e polvilhe açúcar mascavo no meio e dos lados do papel. Coloque a mistura e a maçã ou o abacaxi em cima.

Feche o embrulho da forma como foi ensinado acima. Deixe assar por 15 a 20 minutos, após retirar do forno, vire o embrulho do outro lado e, então, abra.

 

Empadão de frango


Ingredientes

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/4 xícara (chá) de creme de leite

1/4 xícara (chá) de caldo de galinha sem sal

1/4 colher (chá) de pimenta do reino moída

1 kg de coxas de frango desossada e sem pele, cortada em cubos

2 xícaras de cogumelos crimini cortados

2 cenouras cortadas em rodelas

Um alho-poró pequeno (apenas a parte branca) lavado e cortado em tiras

1/2 xícara (chá) de ervilhas congeladas

1 pacote de aproximadamente 350g de bolacha de leite

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 200º graus. Em uma tigela grande misture a farinha, o creme de leite, o caldo de carne e a pimenta até ficar homogêneo. Acrescente o frango e misture bem. Adicione os cogumelos, cenouras, alho-poro e as ervilhas, misture bem.

Coloque as porções uma a uma no papel manteiga em uma das metades do papel. Coloque dois biscoitos em cada montinho e feche o embrulho conforme ensinado.