Família

Vídeo mostra menino de 12 anos pilotando avião em que morreu enquanto pai bebia cerveja

Nas imagens, é possível ver o garoto usando chinelo enquanto pilota o avião e o pai bebendo cerveja - Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter

Publicado em 01/08/2023, às 09h07 - Atualizado às 09h27 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


No domingo, 30 de julho, foi divulgado um vídeo no Twitter onde um pai, o fazendeiro Garon Maia Filho, de 42 anos, bebe cerveja enquanto o seu filho, Francisco Veronezi Maia, de 12 anos de idade, pilota um avião. Além de estar bebendo uma cerveja de garrafa, Garon ainda tinha outra entre as pernas.

A gravação começa com o pai conferindo se “está tudo certo” e não tem “nada na frente”. A seguir, ele orienta o filho: “Seiscentos cavalos, pode empurrar”, e então grita: “‘Seiscentão’, Kikão! Nossa senhora”. O menino tira a mão do manete da aeronave, que serve para controlar o empuxo dos motores, ao que o pai diz: “Não, mão na manete, mão na manete, olha a velocidade… Pode rodar, roda, roda”, e continua com as orientações de pilotagem.

Nas imagens, é possível ver o garoto usando chinelo enquanto pilota o avião e o pai bebendo cerveja (Foto: Reprodução/ Twitter)

Feliz, ele grita e comemora: “Kikão, é sozinho mesmo, rapaz! Vai lá, Kikão”. Em seguida, ele fica nervoso e fala: “Aqui tem que tampar, porque se não, tem uns p**ra que enchem o saco”. Ele pergunta para o filho se “está tudo certo”, o menino responde afirmativamente e ele incentiva: “‘Bora’ lá”.

Em meio às instruções, ele indaga: “Nós ‘voa’ mesmo, hein, Kikão?”, e o filho responde: “É ‘memo'”. O pai prossegue: “‘Bora’!”, e fala orgulhoso: “Meu piloto, boa!”, e se filma dando um gole na garrafa de cerveja. Em seguida, o homem ainda questiona a criança: “Passageiro pode tomar uma, né, Kiko?”, e o menino responde, novamente: “É ‘memo’!”, ao que o pai entorna a bebida alcoólica, filma a paisagem e finaliza o vídeo dizendo: “Tranquilo, ‘chinelão’!”, se referindo ao menino estar de chinelo.

Acidente

O pai e o filho estavam no avião bimotor que caiu na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, resultando na morte dos dois. A aeronave, um Beechcraft Bonanza A-36, desapareceu do radar pouco depois de decolar do aeroporto de Vilhena (RO) por volta das 17h50 do sábado, 29 de julho.

As buscas começaram imediatamente, mas os destroços só foram encontrados na manhã do domingo, 30 de julho, em uma área de mata fechada próxima a Vilhena (RO) e Comodoro (MT). O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciará as investigações para determinar as causas da queda do avião.

No acidente aéreo, que aconteceu dias depois do vídeo, os dois morreram (Foto: Reprodução/Twitter)

Conforme informações preliminares, o avião estava programado para se dirigir à Fazenda Jaqueline, situada no estado de Mato Grosso, a poucos quilômetros de Vilhena. O tempo estimado de voo até o destino era de 15 minutos, entretanto, a aeronave desapareceu dos radares apenas cinco minutos após a decolagem.

O piloto da aeronave, conhecido como Garonzinho, é considerado experiente, e neto do pecuarista Garon Maia, cujo nome original era Braulino Basílio Maia Filho.


Leia também

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Menina de 11 anos desaparece enquanto ia para a escola: corpo foi encontrado em lixeira

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Luana Piovani reclama dos filhos terem Neymar como ídolo - Reprodução/ Instagram

Família

Luana Piovani reclama da influência de Neymar sobre os seus filhos: “Imagina se isso é ídolo?”