Família

Educar para a vida: 5 razões para matricular o seu filho na educação infantil em período integral

É essencial que as crianças aprendam habilidades e competências para enfrentar os desafios da contemporaneidade com maior autonomia, senso crítico, criatividade, respeito e inteligência emocional - Getty Images
Getty Images
Móbile

Publicado em 14/12/2021, às 12h47 - Atualizado às 15h13 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância, fase essencial em que as descobertas, aprendizados e experiências são levados para o resto da vida. A escola é, por isso, um ambiente privilegiado para que seu filho se desenvolva e aprenda, entre outras coisas, a conviver com o outro, dialogando de maneira saudável. Em um mundo cada vez mais globalizado e hiperconectado, é essencial que as crianças aprendam habilidades e competências para enfrentar os desafios da contemporaneidade com maior autonomia, senso crítico, criatividade, respeito e inteligência emocional.

É essencial que as crianças aprendam habilidades e competências para enfrentar os desafios da contemporaneidade com maior autonomia, senso crítico, criatividade, respeito e inteligência emocional (Foto: Getty Images)

A Escola Móbile, instituição voltada para a compreensão do mundo e de sua diversidade há quase 50 anos, é também referência em educação infantil para a formação de alunos bilíngues e multiculturais. Conversamos com Tatiana Almendra Garcia Pereira, mãe de Pedro e Dante, diretora pedagógica da Móbile Integral, e com Luciana Lapa, filha de José e Iolanda, vice-diretora pedagógica, para esclarecer os principais pontos do projeto didático-pedagógico da Móbile e a importância da educação infantil:

Qual a importância da escola no desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais da criança?

O complexo processo de desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, relacionadas a aspectos acadêmicos, intrapessoais e interpessoais, se dá, na Móbile, desde a Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio. A escola é o local que primeiro propicia a inserção na vida pública, é nela que as crianças entram em contato com regras de convivência que estão acima de vontades individuais, uma vez que existem para atender a princípios que beneficiarão uma coletividade. Também é o espaço em que se desenvolverá a capacidade de perceber o ponto de vista do outro, além de desenvolver a cooperação e a empatia. Na educação infantil, temos, por exemplo, a prática diária de um bate-papo sobre o dia com o grupo, momento em que as crianças trazem para a roda uma situação que elas reconhecem como positiva, outra como ponto de atenção e cuidado e definem em grupo uma ação propositiva.

A Escola Móbile, instituição voltada para a compreensão do mundo e de sua diversidade há quase 50 anos, é também referência em educação infantil para a formação de alunos bilíngues e multiculturais (Foto: Getty Images)

A Móbile forma alunos bilíngues e multiculturais. Qual a importância de não deixar de lado o desenvolvimento da língua materna?

Formamos alunos bilíngues e multiculturais. Além disso, temos como objetivo o desenvolvimento pleno da língua materna. Também preservamos algo muito importante: a formação acadêmica sólida de nossos alunos, uma tradição dentro da Móbile, uma vez que mantemos as aprendizagens das diversas áreas do conhecimento em língua materna. Afinal, nossos alunos precisam ter poder de escolha mais tarde quando definirem seus projetos de vida. Para garantir um ambiente bilíngue, junto com essa formação acadêmica consistente, as professoras de sala relacionam-se com as crianças em língua portuguesa e os assistentes, em língua inglesa. Neste contexto, a criança aprende a transitar de uma língua para outra e, pouco a pouco, ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, avança em suas habilidades de comunicação e expressão oral e escrita, tanto na língua inglesa (e, a partir do 4º ano, também na língua espanhola), quanto na língua materna.

5 benefícios de seu filho estudar em período integral:

  • Formação bilíngue e multicultural
  • Maior tempo de interação, mediada, com pares da mesma faixa etária
  • Maior estimulação para o desenvolvimento da independência e da autonomia para as atividades do cotidiano
  • Presença da criança em um ambiente em que o brincar livre ou dirigido tem como objetivos desenvolver competências cognitivas e socioemocionais
  • Otimização da rotina da criança, reduzindo a necessidade de deslocamentos para diversas atividades na cidade

Para saber mais, acesse o site da Escola Móbile!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”