Família

Economia Online

Ferramentas simples da internet ajudam as famílias a escolher o melhor investimento para garantir o futuro financeiro dos filhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A previdência privada e o seguro de vida são as duas modalidades preferidas pela maioria das famílias na hora de garantir uma renda para o futuro. Seja para ter uma reserva para garantir a faculdade, o primeiro carro, um apartamento, ou mesmo uma renda para quando os pais não estiverem mais aqui. Se você está confusa sobre como escolher o melhor plano ou precisa ter algumas aulas de planejamento financeiro primeiro, saiba que a internet pode ajudar.

O site da Associação de Consumidores Proteste (www.proteste.com.br), por exemplo, explica em linguagem simples como funciona a previdência privada, a diferença entre os tipos de planos (PGBL e VGBL) e um “dicionário” com o significado dos termos usados nos contratos, para você saber do que está falando.

Anúncio

FECHAR

E se o assunto é seguro de vida, o endereço na internet é www.tudosobreseguros.com.br, da Escola Nacional de Seguros – Funenseg. Apesar do nome, eles também falam bastante sobre previdência privada e capitalização.

O site sugere quais os melhores produtos para cada fase da vida, descreve os tipos de cobertura e também tem um glossário dos termos mais usados no meio. Um grupo de nove especialistas responde as perguntas dos internautas por e-mail. Tudo sem custo.

Ranking personalizado

Pronto. Agora que você já se informou sobre como funcionam os planos e sabe que tipo se aplicaria melhor a sua renda, pode usar outras ferramentas da internet para comparar as diferentes apólices existentes no mercado.

Para fazer uma simulação do planos de Previdência Privada, é só acessar o site www.buscaprev.com.br. Clicando na opção Plano para Menores, é possível fazer uma simulação, que apresenta no final um ranking dos melhores planos do mercado para você, baseada na idade do seu filho, no valor da contribuição mensal e o tipo de declaração de Imposto de Renda (simplificado, integral ou isento).

Se você já tem um Plano de Previdência, é possível compará-lo com os outros do mercado. Se quiser, o consumidor pode solicitar pelo próprio site a portabilidade do plano atual para outro mais vantajoso, ou seja, mudar de plano sem perder o que já pagou.

Qualquer que seja a ferramenta escolhida, é muito importante ser bem realista, e colocar no simulador um valor mensal que caiba no orçamento familiar. “Não adianta sacrificar o orçamento para fazer um investimento no futuro e deixar de usufruir o presente”, aconselha Silvinei Cordeiro Toffanin, diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria. “Somente ter o seguro e este não ser adequado às suas necessidades é jogar dinheiro fora. Você está pagando por algo que não irá satisfazer o que você planejou para o futuro de sua família.” Ou seja, sempre é bom lembrar que as ferramentas de comparação são somente isso mesmo: ferramentas. No fim, quem decide e escolhe é você.

Os sites comparativos e corretoras online já eram comuns para seguros de carro. Agora, eles existem também para seguro de vida. Veja a lista:

compara-seguro.com

Compara apólices de seguro de vida de até dez seguradoras diferentes

cortacontas.com.br

Compara tanto seguros como planos de previdência, (e também cartões de crédito, planos de saúde, consórcios, empréstimo e telefonia celular)

minutoseguros.com.br

Corretora online com 15 seguradoras

mesegura.com.br

Funciona como uma linha direta entre corretoras de seguro e usuários. As corretoras se cadastram e disponibilizam suas ofertas para comparação no site

economizenoseguro.com.br

Corretora online, trabalha com oito seguradoras, e também compara previdência privada