Família

Dia Nacional do Riso: saiba os benefícios de sorrir para a saúde de toda a família

Dia Nacional do Riso: saiba os benefícios de sorrir para a saúde de toda a família - (Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Publicado em 06/11/2020, às 09h42 - Atualizado em 18/01/2024, às 11h06 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


No dia 18 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Riso, afinal, sorrir é o melhor remédio, principalmente em tempos difíceis. Você sabia que, apesar de simples, esse pequeno hábito pode trazer diversos benefícios para a saúde?

Família sorrindo
O simples hábito de sorrir é capaz de contagiar todos que estão ao seu redor (Foto: Getty Images)

Manter um espírito de positividade para lidar com as situações adversas que podem surgir no dia a dia é importante. Portanto, saiba como o bom humor pode transformar situações e até mesmo melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Ajuda na resolução de conflitos

Quando existem algumas situações de divergências de opinião, é importante manter a calma e ter jogo de cintura para contornar o problema. Segundo Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, sorrir pode ser uma ótima opção, pois contagia o ambiente.

"O riso é uma forma de terapia, pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, no lidar com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta", explica.

Auxilia na interação social

A fonoaudióloga Laila Wajntraub explica que é possível treinar o riso, mas ele soa como algo forçado e pode ser facilmente percebido. A melhor maneira de garantir todos os benefícios é quando ele acontece de forma descontraída e genuína. "O riso é transformador. Além de aliviar as rugas, melhora a irrigação sanguínea, trazendo a sensação de bem estar, melhora nossa autoestima e estimula nossa criatividade. Todos esses fatores nos possibilitam nos conectar melhor com o outro, gerando empatia. A gente cria laços".

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Xô, rugas!

Essa é clássica! De acordo com a biomédica Adriana Antunes, os benefícios são imensos: "Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais; dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial".

Além disso, ao sorrir produzimos endorfina e serotonina, também conhecidos como os hormônios da felicidade. "A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente".

Mãos com sorrisos desenhados
Saiba como cuidar do seu sorriso e quais os benefícios que ele pode trazer (Foto: Shutterstock)

Bem-estar prolongado

Isso é um fato: sorrir, ter uma vida leve e cuidar de nós mesmos acaba contagiando quem está em nossa volta. Ivana Cabral, reprogramadora mental, reforça que esses efeitos também influenciam na autocura e bom humor. "Praticar mantras e afirmações positivas são ferramentas muito eficazes para o autodesenvolvimento. Pessoas positivas emanam alegria e boas energias. Dá vontade de estar o tempo todo ao lado de gente assim".

É preciso valorizar a saúde bucal!

Para ter um sorriso saudável é preciso cuidar dele, inclusive para elevar a autoestima e facilitar na digestão de alimentos. Rita Ventura, cirurgiã dentista, explica que é superimportante ter uma boa saúde bucal, "pois é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo". O ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre consultar um dentista a cada seis meses.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Davi e Mani possuem 20 anos de diferença entre eles - Reprodução/Instagram

Família

Mani deixa de seguir Davi no Instagram e toma atitude sobre a relação com o campeão do BBB

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Andreas Richthofen dá 1ª entrevista e diz que procura a irmã há 4 anos: "Tem assuntos pendentes"

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani Rêgo quebra o silêncio sobre relação com Davi após polêmica: "Passo a ser um produto"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha