Família

Dia Mundial da Saúde: a prevenção para a família deve ir além da covid-19

Shutterstock

Publicado em 07/04/2021, às 04h50 - Atualizado em 27/04/2023, às 08h40 por Yulia Serra


Compartilhe:


Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos. Mas você já parou para pensar na importância de alguns outros cuidados de higiene para garantir uma alta imunidade e bem-estar? Pois é, neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde queremos te lembrar da importância da prevenção durante o ano todo. Esses cuidados com o corpo e mente se tornam ainda mais importantes nas próximas estações, outono e inverno, e não apenas considerando a pandemia do coronavírus, mas diversas doenças respiratórias que costumam aparecer nesse período.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade”, ou seja, uma pessoa saudável não é aquela livre de qualquer complicação, mas que está bem consigo mesma e com a sociedade. Para isso, são recomendadas algumas ações como vacinação em dia, alimentação saudável, higienização correta das mãos, limpeza dos locais, e assim por diante.

Os cuidados com a saúde devem permanecer durante todo o ano e ir além do coronavírus (Foto: Shutterstock)

Certamente, o Dia Mundial da Saúde de 2021 será um dos mais icônicos desde a criação da data em 1948. O mundo está passando por um momento muito particular – e praticamente inimaginável um tempo atrás – então, mais do que nunca, você precisa lutar e preservar a saúde, dando a devida atenção que merece. É fato, o coronavírus veio para nos ensinar a importância de alertar sobre os riscos e formas de proteger a população dos problemas de saúde globais.

“O mundo vive um processo de trocar do pensamento linear para exponencial. Vemos isso todos os dias, em todas as áreas do conhecimento. Por isso, mudar hábitos e estar bem com a própria saúde se torna cada vez mais importante. Um bom hábito adquirido e praticado diariamente hoje terá reflexos positivos em toda nossa vida”, explica José Renato Demian Ferreira é Diretor Geral da JactoClean.

Manter hábitos saudáveis, como a higienização das mãos, devem ser levados também para quando a pandemia chegar ao fim (Foto: Shutterstock)

Os próprios infectologistas, em relação a covid-19, garantem que a prevenção é a melhor forma de combate, até que toda a população seja imunizada. Entre os principais cuidados citados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, estão o isolamento social e a higienização das mãos com água, sabão e álcool gel. Mas esses cuidados valem não apenas para esse período, mas também quando a situação se normalizar. Manter o corpo preparado e o sistema imunológico fortalecido é fundamental no combate à doenças. Por isso, lembre-se: prevenir é sempre o melhor remédio!


Palavras-chave
Saúde pfnoinsta coronavírus prevenção dia mundial da saúde

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura