Família

Dia Mundial da Família: é preciso valorizar as pessoas que nos ensinam e amparam diariamente

Dia Mundial da Família: é preciso valorizar as pessoas que nos ensinam e amparam diariamente - Getty Images
Getty Images

Publicado em 15/05/2022, às 05h18 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h59 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Família… Uma palavra cheia de significado e sentido. Não há uma fórmula, cada uma tem a sua, mas, independentemente da constituição dela, cada um de nós tem esse grupo de pessoas como base. Tatiane de Sá Manduca, psicóloga clínica e autora do livro Valida-te, mãe de Mateus, explica que esse sentimento é comum, uma vez que a família é o primeiro contato social que qualquer ser tem com o mundo: “Se nós nos conhecemos através do ‘outro’ é na família, na relação com ‘estes primeiros outros’ que aprendemos sobre o nosso modo de existir. É pela família que aprendemos a forma de sentir e interpretar o mundo e a expressar nossos afetos”. 

Dia Mundial da Família: é preciso valorizar as pessoas que nos ensinam e amparam diariamente
Dia Mundial da Família: é preciso valorizar as pessoas que nos ensinam e amparam diariamente (Foto: Getty Images)

“Podemos transmitir afeto pelo olhar, pelo interesse, podemos abraçar com as palavras, com o reconhecimento e transmitir nosso carinho e amor demonstrando nosso cuidado, zelo e a importância deste familiar na sua vida. Como? preservando o que há de mais importante neste momento: a vida dele!”, pontua. Para a especialista, é um período para parar e olhar a qualidade das nossas relações e vínculos. É importante estar aberto ao diálogo e as experiências simples do dia a dia.

Isso não é fácil e parte de um esforço individual de cada um para alcançar um resultado positivo para todos. “Podemos passar por este momento atribuindo maior sentido às nossas dinâmicas familiares o que pode nos proporcionar maior amparo emocional , qualidade relacional e  sentimento de pertencimento.”, explica. A psicóloga reforça que isso demanda sensibilidade e disponibilidade, não de tempo, mas importância.

É hora de parar e refletir

Com tantos novos desafios vindos com o retorno da vida presencial, é preciso ser presente e estar presente para você e para o outro, e esse é um exercício de escuta, muito mais do que de fala. Ninguém espera que seja um Conto de Fadas, a vida real traz uma tensão, talvez maior irritabilidade, impaciência e estresse, e é importante conversar sobre isso, porque manter a saúde emocional é essencial. ‘A família pode ser “um espaço confiável’ de acolhimento, e esta atitude de escutar o outro genuinamente fortifica a relação entre todos, transmite valores e estabelece um lugar de aconchego e apoio emocional”, destaca. 

Por fim, Tatiane diz que hoje é um bom dia para questionar: Você já disse o quanto valoriza essa pessoa e o quanto ela é importante na sua vida verbalmente? Já disse o quanto sente falta? Se mostrou aberto para receber afeto? “Talvez , precisávamos mesmo como humanidade, de alguma maneira retornar para evoluir de outro jeito,  mais presentes de alma e consciência com menos ativismo exacerbado e mais estado de presença ativa”, conclui.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer