Família

Dia da Consciência Negra: 5 filmes sobre representatividade para você dar o play no fim de semana

A princesa e o sapo - reprodução / Divulgação
reprodução / Divulgação

Publicado em 18/11/2022, às 14h09 por Giovanna Machado,


No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data em que foi assassinado Zumbi dos Palmares, que lutava contra a escravidão no Brasil e se tornou um dos maiores símbolos da resistência negra.

Por causa da data, há décadas novembro se tornou referência como um mês cheio de atividades, eventos e ações que promovem a cultura negra e chamam a atenção para temas como inclusão social, racismo e diversidade.

Para introduzir o assunto com seu filho, separamos dicas de filmes e desenhos que estão dentro da temática e além de interessantes, são divertidos e abordam o tema de maneira didática e leve.

A princesa e o sapo (2009)

Na história da Disney, Tiana é uma jovem negra trabalhadora e ambiciosa. Ela sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans, Estados Unidos. Mas seus planos acabam tendo um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo Dr. Facilier. Porém, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo. Ela ainda passa por diversas aventuras só para conquistar seu restaurante dos sonhos.

A princesa e o sapo (Foto: reprodução / Divulgação)

Super Choque (2000)

A animação da DC se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas por Virgil. O personagem é um super-herói negro com poderes relacionados à eletricidade que, apesar dos inimigos, tem uma vida comum de adolescente. O desenho conta com muitos episódios que podem ser maratonados com as crianças.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2019)

No filme, Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, que se tornou o Homem-Aranha, inspirado no legado de Peter Parker. Porém, ao visitar o túmulo de seu ídolo, até então falecido, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

Homem Aranha no Aranhaverso é uma animação infantil (Foto: reprodução / Divulgação)

Wakanda para sempre (2022)

Wakanda Para Sempre é a continuação do primeiro filme lançado pela Marvel: Pantera Negra – que também é uma excelente dica para quem ainda não assistiu. No longa, Wakanda se expande pelo mundo inteiro. Após a morte do ator de T’Challa (Chadwick Boseman), a civilização ficou fragilizada e o foco será nos personagens em volta do Pantera Negra lutando para vencer o mal. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke) e Okoye (Danai Gurira) batalham para proteger a nação de Wakanda contra o rei Namor (Tenoch Huerta, de Narcos: México), do reino submerso de Talokan.

Marvel aparece com novo Pantera Negra em trailer do filme ‘Wakanda Forever’ (Foto: Divulgação)

A mulher rei (2022)

A valente e altamente habilidosa Nanisca (Viola Davis) é a general que precisa treinar uma nova leva de recrutas guerreiras para a batalha de vida e morte contra um inimigo disposto a acabar com tudo. O filme conta com uma aula de representatividade negra feminina e ainda tem vários elementos que realmente aconteceram na vida real.

Dica extra: para assistir em 2023

Novo live-action da Pequena Sereia (2023)

A nova animação da Disney chega aos cinemas somente no dia 26 de maio de 2023. O remake do clássico desenho animado “A Pequena Sereia“, de 1989,  contará a história de Ariel, uma jovem sereia que desiste da vida do mar e abre mão de tudo em troca de pernas ao se apaixonar por um príncipe humano. O filme contará com a triz Halle Bailey interpretando a Ariel e dando um show de representatividade nos cinemas.

O live action vai ser lançado no primeiro semestre do ano que vem (Foto: Reprodução/ Youtube Disney)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Wagner Moura com a esposa Sandra Delgado e o primogênito Bem - Reprodução/Caras

Família

Foto raríssima: Wagner Moura pousa com filho e esposa depois de ser premiado

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha