Família

Dia 13: Contar para as crianças sobre as tradições natalinas mundo afora

Nem todo mundo comemora o Natal com ceia, peru e Papai Noel. Veja como é a festa em 6 países. Quem sabe a moda pega aí na sua casa?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

México

A festa é divertida e a graça para as crianças são as “piñatas”, que são figuras feitas de barro em forma de estrela e enfeitadas de papéis coloridos. Ela é recheada de doces. As crianças, uma de cada vez, batem na estrela até que o barro se quebre e as balas caiam no chão. Divertido!

Irlanda

Anúncio

FECHAR

Por lá, no dia 24 de dezembro, as famílias arrumam a mesa, que é decorada com balas chamadas “Christmas Crackers”. No dia 25, uma pessoa fica em cada ponta e puxa a bala até ela estourar. Dentro tem uma coroa e um brinquedo e quem ficar com a parte da surpresa ganha.

Espanha

Um país com bastante tradição católica, a Espanha valoriza muito o presépio. Mas os presentes mesmo vem apenas em 6 de janeiro, Dia de Reis, afinal são eles que os trazem, e não o Papai Noel. Segundo o Guia dos Curiosos, em Barcelona bonecos de personalidades fazendo cocô também viraram uma tradição natalina, simbolizando prosperidade e esperança. Até Ronaldo e Barack Obama já ganharam suas versões.

Portugal

Além do clássico bacalhau, outro prato típico é o Bolo Rei, dentro do qual fica um presentinho. Ao cortar os pedaços para os convidados, quem ficar com a surpresa será responsável por fazer o bolo no Natal seguinte. Tipo de brincadeira que as crianças aqui no Brasil iam amar!

Grécia

No dia 24, enquanto nós caprichamos na ceia, lá na Grécia se faz jejum. A comemoração mesmo acontece no dia 25. Já os presentes só chegam 31 de  dezembro. Outra curiosidade é que os gregos enfeitam os barcos em vez de árvores!

Austrália
Como lá é verão, a  festa fica por conta de um piquenique ao ar livre. Misturada às tradições típicas de Natal, como o peru, a refeição traz comida aborígene, com direito a canguru.