Família

Decoração à prova de crianças

Se nada na sua casa dura muito tempo sem quebrar, ficar arranhado ou manchado, tente essas soluções inteligentes e elegantes

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Crie uma sala de estar habitável

Super sofá

É possível ter um sofá à prova de crianças se você souber escolher sabiamente. Selecione um modelo com uma cor escura, lavável em máquina de lavar. Se capas de sofá não te agradam, escolha um tom escuro, de estofamento resistente a líquidos, como microfibras e poliéster. As almofadas podem ser viradas com um lado para visitas e outro lado para “crianças e animais” no dia a dia.

Anúncio

FECHAR

Mesa resistente

Opte por uma mesa de centro com uma superfície resistente a manchas, como este modelo revestido em aço. Assim, as crianças poderão usar como um lugar para desenhar, pintar, enfim, brincar. Outra opção de mesa indestrutível: tente uma peça feita para ambientes externos, tipo móveis para jardim.

Carpete inteligente

Pisos de madeira são as melhores opções para casas com crianças, mas não é a melhor para os pequenos brincarem ou caírem (isso é especialmente válido para quem tem crianças pequenas). A solução pode ser carpetes modulares, que são relativamente baratos e duráveis (um exemplo, aqui: www.atec.com.br). Se alguma coisa muito desastrosa acontecer – como alguma mancha que não saia – é fácil substituir somente um dos pedaços.

Paredes laváveis

Proteja as paredes das mãos sujas: pinte a metade de baixo da parede com uma cor escura (ou menos clara) e, de preferência, com brilho. O acabamento com brilho faz com que a parede seja facilmente limpa, muito mais do que as claras, mas também pode ser tão brilhante que dão a impressão de ocupar todo o quarto. Use luz e tinta fosca acima para suavizar a superfície reflexiva de baixo.

Arte que perdura

Para espaços das crianças, evite quadros emoldurados que quebrem caso caiam no chão. Em vez disso, prefira artes que sejam colocadas diretamente na superfície da parede, como os adesivos.

Mesa coringa

Crie uma estilosa e indestrutível mesa cobrindo com uma toalha de algodão revestido ou impermeável (desses oleados). Se as bordas forem recortadas ou tiverem detalhes, melhor ainda! As sujeiras deixadas pelas crianças podem ser facilmente removidas com uma esponja úmida (na foto: fábrica Michael Miller Neo Dot Luna – WWW.fabric.com).

Pratos confiáveis

Quando o assunto é prato resistente, os de plástico são preferência nacional. Os de vidro temperado também são quase impossíveis de quebrar. Dê preferência para louças resistentes e que vão ao microondas.

Seja uma designer de interiores esperta

Chique

Peças como essas não mostram os rabiscos e marcas que as crianças causam nos móveis quando brincam, colorem, desenham etc.

Ideia brilhante

Em áreas de muito movimento na casa, opte por luminárias e abajures que podem sobreviver a quedas, como este modelo de metal. Use um adesivo de velcro para segurar a base na mesa (só não faça isso com peças muito valiosas).

Sem vasos

Esqueça os vasos. Prefira acessórios como livros e, mesmo, brinquedos.

Escolha os tecidos

É uma boa ideia estofar suas cadeiras da mesa de jantar com um tecido estiloso e resistente. Um revestimento de linho em tons sóbrios e tratado com PVC (evita manchas aparentes), além de dar aparência sofisticada à casa. E o melhor é que esse tecido é resistente a manchas de vinho tinto, por exemplo, pois vamos admitir que as crianças não são as únicas a derramar líquidos! Conheça outros “tecidos amigos das crianças”:

Tecidos para ambientes externos, como jardim e piscina: Eles são feitos exatamente para durarem mais do que os outros e a resistir a desgastes.

Microfibra: Parece camurça, mas podem ser lavados na máquina.

Lona de algodão branco ou denim: Isso parece contraditório, mas a lona de algodão branco é uma escolha bastante sábia porque pode ser lavado em máquina com alvejante caso seja manchada.

Couro: O couro deve ser lavado a seco, mas as manchas poderão ser limpas rapidamente antes que seja necessária a lavagem.

Couro sintético: Esta é uma razão pela qual você encontra estofados na cadeiras de restaurantes com este tecido. É uma ótima alternativa ao couro. É quase à prova de balas!

 

E para decorar o quarto de seu bebê, veja uma superdica da Pais&Filhos TV: