Publicado em 18/03/2021, às 14h15 - Atualizado às 14h57 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano
Desde 2020 a rotina escolar das crianças deu um giro de 360º do que era antes e isso não se discute. Por conta disso, tivemos que nos adaptar e conhecer novas formas de ensino para manter os filhos interessados na escola e novos aprendizados. O que antes era impensável, como crianças da Educação Infantil participarem de aulas online ou aprenderem o alfabeto por meio da tela de um computador, tornou-se realidade.
Para o diretor do Colégio Marista Santa Maria, Everson Ramos, as possibilidades do mundo digital chegaram com muito mais velocidade à escola. “A migração para o mundo digital era um movimento natural e que já estava acontecendo, mas que com certeza foi acelerado para atender a demanda iminente da pandemia”, pontua.
Além das telas, que tornaram possíveis a interação e a aprendizagem, muitas iniciativas não digitais também conseguiram entreter (e ao mesmo tempo ensinar!) as crianças durante o isolamento. “Atitudes simples como escrever uma carta, contar histórias e fazer origamis, por exemplo, foram relembradas pelas professoras e pelos alunos e mostraram que a simplicidade pode ser o bastante para acolher e levar afeto a quem precisa em momentos de necessidade”, explica Ramos. Confira 5 sugestões de atividades para fazer com as crianças inclusive quando a pandemia acabar:
Mesmo as aulas sendo online é muito importante praticar a escrita manual. “Ao escrever em letra cursiva exigimos um apanhado de habilidades prévias como: força, coordenação viso-motora, ritmo, organização mental, atenção, concentração, autorregulação, ritmo, entre outros”, explica a professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, Vanisse Maria.
Com uma infinidade de jogos disponíveis, o xadrez ainda se destaca como um jogo de estratégia imbatível. De acordo com o professor de xadrez do Colégio Marista Santa Maria, Alberto Paulo, tanto a versão de tabuleiro como o jogo on-line são bons exercícios para a mente. “Seja qual for o meio, o xadrez vai sempre trazer benefícios para o jogador”, conta.
As atividades manuais são grandes aliadas para controlar sentimentos de ansiedade e insegurança que podem surgir devido ao distanciamento social. Fazer origamis, as famosas dobraduras de papel, é uma prática muito benéfica que, além de trazer bem estar, incentiva a união familiar, criando novas memórias afetivas.
Por mais que muito divertidos, os brinquedos tradicionais podem limitar a criatividade das crianças se comparados a outros materiais. A sugestão de Ana Caroline, professora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, é oferecer materiais reutilizados, como potes, tampas e elementos da natureza, como folhas, pedras e flores, por exemplo. “Quando ofertamos atividades sensoriais estamos possibilitando a ampliação de seu repertório promovendo experiências que vão além do que pode ser encontrado no mercado comum”, explica.
Mesmo estando dentro de casa, não podemos abrir mão dos exercícios físicos. “Além de uma alimentação regrada e boas noites de sono, atividades como yoga, pilates, dança e corrida, por exemplo, são essenciais para uma vida saudável. Corpo e mente mais tranquilos se tornam mais preparados para enfrentar o dia a dia’’, aponta o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Santa Maria, Honório Petersen.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai