Publicado em 24/09/2020, às 11h58 - Atualizado às 15h27 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Os professores estão usando e abusando da criatividade para conseguir lecionar e manter os alunos interessados nas aulas online durante a pandemia de coronavírus. Pensando em formas de aproveitar esse cenário para criar atividades lúdicas, divertidas e cheias de aprendizado, uma escola pública de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, convidou os alunos a incorporar personagens de telas de artistas famosos como Van Gogh, Almeida Júnior, Frida Kahlo, René Magritte e muitos outros.
No trabalho, idealizado por professoras de história e estudantes da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, os alunos foram convidados a responder a pergunta: “qual pintura famosa você seria”. Devido a dificuldade do acesso à internet, nem todos os alunos participaram da atividade, mas o projeto foi um sucesso e contou com o trabalho de 103 alunos da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Eles se fantasiaram, pintaram e arrumaram o cenário para recriar a obra ao vivo, dentro de casa. Depois de tanto trabalho, as produções foram colocadas em duas votações diferentes: uma envolvendo moradores da cidade e outra feita com especialistas de arte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todo o processo foi feito online.
A votação foi um sucesso e alcançou mais gente que o esperado. Ao todo, 1,5 mil moradores da cidade participaram da votação. O vencedor foi o aluno Yan Rodrigues Franco Stehling, de 13 anos, estudante do sétimo ano. O trabalho foi sobre a obra “Auto-Retrato-Bocejando”, do francês Joseph Ducreux (1735-1802). Em entrevista ao Estadão, Yan contou que decidiu escolher a obra porque achava que ela o representava “por ser muito preguiçoso“. Além disso, ele contou que a informalidade do quadro chamou sua atenção. “Geralmente, são pessoas posadas, com uma postura bem formal. Esse, não”, falou,
Já entre os especialistas em arte, a obra vitoriosa foi a de Ana Clara Soares, do sexto ano, com o trabalho sobre a obra “A Leiteira”, de Johannes Vermeer (1632-1675). As premiações foram simbólicas, como uma cesta de doces, e não envolveram a atribuição de notas para a aprovação no fim do ano, uma vez que muitos alunos não conseguiram participar por não terem o acesso necessário a internet para as aulas.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"