Família

“Crianças precisam brincar”, diz mãe que deu vestido da Mulher Maravilha para filho

Mãe compara vestido para filho - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 22/03/2023, às 12h28 por Redação Pais&Filhos


Recentemente, pais que moram em São Paulo deram uma entrevista para o veículo BandNews após vídeo do filho viralizar nas redes. Acontece que o garoto, chamado Miguel, tem 4 anos e é muito fã da super-heroína, Mulher Maravilha, então ele ganhou do pai, um presente para lá de especial.

A mãe do garoto, Marlene Couto, falou acreditar que o vídeo do menino ganhando o vestido do pai e a reação dele perante ao presente, vai fazer com que outros pais vejam a importância de incentivar crianças a brincar.

“As pessoas estão muito carentes de acolhimento, de amor e de respeito. Na nossa casa brinquedo é brinquedo, cor é cor, desenho é desenho. Ele só está vivendo a fase dele. O vestido não vai definir nada na vida dele e a gente está aqui para incentivar que ele seja uma criança forte, feliz, radiante, brilhante”, disse a mulher.

Mãe compara vestido para filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela falou que o filho adora as personagens mulheres, em especial, a Mulher Maravilha: “No final do ano a gente encontrou o vestido e achou a cara dele”. O presente foi dado em dezembro, mas publicado somente agora por conta do aniversário do pai de Miguel, Ramon. Marlene disse que queria mostrar carinho e respeito por Ramon por ele ser o pai que é.

A mãe comentou que após a publicação do vídeo, recebeu várias opiniões, tanto positivas como negativas. “Preconceito sempre vai ter. Teve muitos comentários maldosos mas a gente não absorve isso”. Ela disse que o que deixou a família feliz foi a quantidade de comentários de apoio e amor.

eles são crianças, eles precisam brincar. A infância é muito curta, a gente não consegue vê-los nesse tamanho por muito tempo. Um vestido, uma boneca, uma cor rosa não vai definir a vida das nossas crianças. Nada de podar ele em relação a brinquedos, cor e brincadeiras. É muito triste ver que tem crianças apanhando em casa porque simplesmente querem brincar”, finalizou Marlene.

A importância do brincar

Sabe aquela velha história de que as crianças absorvem tudo o que está à volta delas o tempo todo? Pois é, isso também se aplica ao brincar. “O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. É brincando que ela se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo à sua volta”, afirma Deborah Moss, neuropsicóloga, mestre em desenvolvimento infantil pela USP, mãe de Ariel e Patrick.

Por isso, você precisa proporcionar atividades ao seu filho que possam promover e estimular o desenvolvimento de modo geral, levando em conta a linguagem, o afetivo, o social e o motor. Isso tudo sem deixar de se divertir, é claro! Afinal, essa é a parte mais importante para as crianças. Brincar é fundamental!

Brincar é um direito garantido a toda criança pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Foto: Getty Images)

“A brincadeira desenvolve todas as questões cognitivas, sensoriais, visuais e auditivas que a criança necessita ter nesse primeiro desenvolvimento antes do processo de leitura e escrita”, diz Sheila Leal, especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga com especialização em dislexia, mãe de Gabi.

Isso quer dizer que, antes de o seu filho sentar em frente a um caderno e começar a ser alfabetizado, ele precisa brincarmuito e se divertir ao máximo, para que o desenvolvimento físico, o raciocínio lógico e a criatividade possam dar suporte à educação. Assim, todo o aprendizado se tornará mais leve, fluido e dinâmico.

Criança também precisa brincar sozinha

Os pais devem entender que a brincadeira é importante e deve ser incentivada. Como observadores, eles devem estar presentes. Mas tudo precisa ser um equilíbrio: dê liberdade para o seu filho escolher com o que e como quer brincar. “A criança não deve ser orientada e os pais não podem ser criativos no lugar dela,” diz Priscila. Ficar como juiz, determinando o tempo e a hora das brincadeiras não é nada bom.

Além disso, é inegável que os filhos vivem em uma realidade diferente da nossa. A tecnologia, hoje, existe e não há como negar que ela fará parte da vida das crianças. O que pode ser cortado é o tempo diante da televisão, iPad ou smartphone.

Crianças brincando de amarelinha
Brincar vai muito além de uma atividade divertida, é uma oportunidade de troca (Foto: Getty Images)

É preciso estimular a independência de seus filhos desde cedo. É importante ensiná-los a importância do brincar sozinho e que eles podem, sim, ser sua melhor companhia. Óbvio que deixá-los explorar sozinhos não significa que vão ficar sem supervisão de um adulto, apenas deve-se oferecer outros estímulos, ajudando eles a desenvolver confiança, autoestima e criatividade.

O brincar sozinho desenvolve estruturas individuais de raciocínio e mostra o jeito que a criança vê o mundo – no caso de jogos simbólicos, como brincar de casinha, médico, ou tudo o que simboliza o real – o que para ela é importante. Algumas outras brincadeiras legais para fazer sozinho são: jogos de carta, tabuleiro e circuitos – como, por exemplo, montar um caminho com bambolê, corda, caixas, petecas, bambolês e etc. Para conhecer mais algumas brincadeiras para seu filho brincar sozinho, estimular a mente e incorporar o lúdico, clique aqui.

Brincar lá fora!

Como anda a rotina de brincadeiras do seu filho? Se ele fica só dentro de casa, no videogame e tablet, algo não vai bem. Brincar ao ar livre é muito importante para o desenvolvimento infantil. E, vamos combinar, nada mais gostoso do que passar horas sentindo o calor do sol, o vento batendo na cara e o contato com a natureza.

Para Maria Ângela Barbato Carneiro, filha de Rosina e Luiz, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, estar em ambientes externos é fundamental para a criança desenvolver noções de tempo, espaço e se relacionar melhor com o peso e a força do próprio corpo. “Ela pode correr, pular, coisas que não são possíveis dentro das casas e apartamentos cada vez menores de hoje. Agora no verão é uma ótima época para isso, dá para desenvolver os cinco sentidos com o perfume das flores, o barulho dos pássaros mesmo na cidade grande, os cheiros de um parque ou da rua, a visão da amplitude e o tato”.

Qualquer brincadeira faz bem, sempre. Mas estar ao ar livre traz para as crianças experiências bem diferentes daquelas encontradas em casa. “Eles ficam expostos a uma quantidade muito maior de estímulos importantes para o desenvolvimento neurológico, psicológico e motor. São coisas que eles não conhecem, situações mais imprevisíveis e interessantes”, explica a pediatra Cinara dos Anjos Marcondes, filha de Sidnéa e Silvio.

Rede de apoio no puerpério

A chegada de um filho significa uma nova rotina! Saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo:


Leia também

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Lua vai com look de borboleta em segundo dia de festa - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Roupa de Lua no 2º dia de festa rouba a cena: confira

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos