Publicado em 10/05/2022, às 07h58 por Redação Pais&Filhos
O pai de uma menina autista de 10 anos está acusando a Apple de não agir ao identificar pagamentos suspeitos vindos da conta dele para o TikTok. A criança enviou cerca de US$2.500 (mais de R$ 12.800) em gorjetas para um criador de conteúdo da rede social de vídeos curtos. Segundo o pai, a Apple fracassou em não identificar a atividade suspeita na conta dele e bloquear as transações incomuns.
Ele criticou o serviço de atendimento ao cliente da Apple e disse estar decepcionado com a companhia. O relato contando a situação foi enviado em formato de carta ao jornal britânico Telegraph pelo leitor identificado como AH. Ele deu um iPhone para a filha no Natal do ano passado para ela se divertir, já que a menina tem dificuldade de interagir com outras pessoas.
O problema foi que a criança comprou exatos US$ 2.486 em moedas do TikTok em 23 compras separadas. O pai só descobriu quando as faturas da Apple chegaram na caixa de entrada de e-mails, mas já era tarde demais. Ele pediu o reembolso das transações para a Apple, mas todas foram negadas. Além disso, ele também tentou entrar em contato com a empresa na Irlanda, país onde mora, mas não teve sucesso. Ele recebeu como resposta um link para entrar com um processo legal da Apple, mas avaliou e decidiu que o gasto de tempo e dinheiro seria ainda maior que o prejuízo.
O iOS, sistema da Apple, possui controles de segurança que impedem as crianças de fazer compras, assim como o sistema de senhas e o controle parental para limitar o que os filhos podem fazer no aparelho. O pai havia ativado o recurso para o filho mais velho, mas esqueceu de ativar para a caçula.
O criador de conteúdo que recebeu as gorjetas da criança é verificado no TikTok e tem mais de quatro milhões de seguidores. Segundo investigação da rede social, ele violou as diretrizes relacionadas a fraudes e golpes, já que incentivava as pessoas a mandar dinheiro com desafios e comprava seguidores.
Após a investigação e constatação da atividade ilegal no TikTok, a Apple reembolsou o pai integralmente, e o lembrou do uso do controle parental. Normalmente, a App Store costuma adotar medidas antifraudes que são ativadas quando compras consideradas suspeitas são feitas. No caso do pai irlandês, houve falha de todos os envolvidos. Para os pais e responsáveis, alertamos: bloqueie sempre o dispositivo para evitar surpresas como a desse homem.
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Notícias
Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana
Notícias
João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Notícias
Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"
Notícias
Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”