Família

Criado pela tia, Richarlison teve infância pobre e história de superação: “Saímos do meio do nada”

Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)
Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)

Publicado em 25/11/2022, às 09h47 por Redação Pais&Filhos


Richarlison, também conhecido como Charlinho para os mais próximos, teve uma história difícil. O jogador nasceu em Nova Venécia, no Espírito Santo. Por conta do seu pai, sempre teve uma relação muito forte com o esporte e quando pequeno tinha o sonho de entrar em uma escolinha de futebol, porém ela ficava em outra cidade.

Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)

A tia do menino, Audiceia, morava nessa cidade e Antonio, pai de Richarlison, viu uma ótima oportunidade para realizar o sonho da criança. Ele então deixou o filho com a irmã e deu um dinheiro mensal para ajudar com as despesas. A mulher estava grávida de sete meses do filho caçula João e cuidava de mais três crianças em um barraco de quatro cômodos na Rua Fornazieri, no bairro do Rúbia, em Nova Venécia, mas não recusou a proposta e aceitou o menino em sua casa. Richarlison morou com Audiceia até os 13 anos de idade.

Richarlison e sua tia Audiceia (Foro: Reprodução/UOL)

A infância do jogador foi difícil. Na casa da tia, todos dormiam na mesma cama, amontoados. O barraco tinha outro quarto, menor, usado para guardar roupas e utensílios, além de uma cozinha pequena e uma área externa minúscula.

Audiceia contou, em entrevista ao UOL, que muitas pessoas duvidava da capacidade do menino, chegando até o chamar de marginal. Antes de se tornar um dos nomes mais citados do elenco de Tite para a Copa, ele já enchia a tia de orgulho.

“Quando o Charlinho começou a deslanchar no futebol, todo mundo que falava essas besteiras mudou o jeito de olhar pra ele, de falar dele. Dia desses, recebi uma mensagem de uma dessas pessoas dizendo ‘e não é que o menino é bom mesmo?’ Fiquei com raiva, mas respondi: ‘Nunca duvidei disso. Vocês vão ter que engolir a minha cria”, fala Audiceia.

Em 2013, o menino foi de Charlinho para Richarlison, o novo atleta das categorias de base do clube capixaba Real Noroeste. Em 2015, foi contratado pelo América-MG, time pelo qual marcou um gol profissional pela primeira vez e logo se transferiu para o Fluminense. Após uma temporada e meia no tricolor, em 2017, se transferiu para o futebol inglês, onde jogou pelo Watford e Everton, antes de se transferir para o Tottenham neste ano.

Tia que criou Richarlison fala sobre a emoção de vê-lo como atacante da seleção brasileira nessa Copa (Foto: Reprodução/Instagram/@richarlison)

Hoje, Richarlison é atacante da seleção brasileira que busca o hexa na Copa do Mundo do Qatar. A tia muito emocionada relembra dos dias de luta: “Às vezes me pergunto se não estamos sonhando. Nós saímos do meio do nada, do meio do mato. O Charlinho, aquele menino remelento e sujinho, que só aprendeu a tomar banho direito quando veio para minha companhia. Eu amo esse garoto. Sempre que vejo na televisão me bate uma saudade. Que Deus me dê forças pra viver e aguentar; que eu possa vibrar por ele por muito tempo ainda”, finaliza.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar