Família

Criado pela tia, Richarlison teve infância pobre e história de superação: “Saímos do meio do nada”

Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)
Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)

Publicado em 25/11/2022, às 09h47 por Redação Pais&Filhos


Richarlison, também conhecido como Charlinho para os mais próximos, teve uma história difícil. O jogador nasceu em Nova Venécia, no Espírito Santo. Por conta do seu pai, sempre teve uma relação muito forte com o esporte e quando pequeno tinha o sonho de entrar em uma escolinha de futebol, porém ela ficava em outra cidade.

Richarlison pequeno (Foro: Reprodução/UOL)

A tia do menino, Audiceia, morava nessa cidade e Antonio, pai de Richarlison, viu uma ótima oportunidade para realizar o sonho da criança. Ele então deixou o filho com a irmã e deu um dinheiro mensal para ajudar com as despesas. A mulher estava grávida de sete meses do filho caçula João e cuidava de mais três crianças em um barraco de quatro cômodos na Rua Fornazieri, no bairro do Rúbia, em Nova Venécia, mas não recusou a proposta e aceitou o menino em sua casa. Richarlison morou com Audiceia até os 13 anos de idade.

Richarlison e sua tia Audiceia (Foro: Reprodução/UOL)

A infância do jogador foi difícil. Na casa da tia, todos dormiam na mesma cama, amontoados. O barraco tinha outro quarto, menor, usado para guardar roupas e utensílios, além de uma cozinha pequena e uma área externa minúscula.

Audiceia contou, em entrevista ao UOL, que muitas pessoas duvidava da capacidade do menino, chegando até o chamar de marginal. Antes de se tornar um dos nomes mais citados do elenco de Tite para a Copa, ele já enchia a tia de orgulho.

“Quando o Charlinho começou a deslanchar no futebol, todo mundo que falava essas besteiras mudou o jeito de olhar pra ele, de falar dele. Dia desses, recebi uma mensagem de uma dessas pessoas dizendo ‘e não é que o menino é bom mesmo?’ Fiquei com raiva, mas respondi: ‘Nunca duvidei disso. Vocês vão ter que engolir a minha cria”, fala Audiceia.

Em 2013, o menino foi de Charlinho para Richarlison, o novo atleta das categorias de base do clube capixaba Real Noroeste. Em 2015, foi contratado pelo América-MG, time pelo qual marcou um gol profissional pela primeira vez e logo se transferiu para o Fluminense. Após uma temporada e meia no tricolor, em 2017, se transferiu para o futebol inglês, onde jogou pelo Watford e Everton, antes de se transferir para o Tottenham neste ano.

Tia que criou Richarlison fala sobre a emoção de vê-lo como atacante da seleção brasileira nessa Copa (Foto: Reprodução/Instagram/@richarlison)

Hoje, Richarlison é atacante da seleção brasileira que busca o hexa na Copa do Mundo do Qatar. A tia muito emocionada relembra dos dias de luta: “Às vezes me pergunto se não estamos sonhando. Nós saímos do meio do nada, do meio do mato. O Charlinho, aquele menino remelento e sujinho, que só aprendeu a tomar banho direito quando veio para minha companhia. Eu amo esse garoto. Sempre que vejo na televisão me bate uma saudade. Que Deus me dê forças pra viver e aguentar; que eu possa vibrar por ele por muito tempo ainda”, finaliza.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi