Publicado em 15/01/2021, às 17h05 - Atualizado às 17h07 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
Causando comoção em todo o país, a crise em Manaus – provocada pela segunda onda da Covid-19 – fez com que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgasse uma nota de empatianesta sexta-feira, 15 de janeiro. A mensagem foi dirigida aos profissionais da saúdeque seguem na linha de frente do combate à pandemia na região, além das famílias que aguardam o atendimento dos seus entes queridos.
“Os últimos acontecimentos que atingem a capital do Amazonas exigem das autoridades uma ação rápida e eficaz para proteger a saúde da população e salvar vidas, o que inclui a garantia de condições adequadas para o atendimento dos pacientes.
A SBP acompanha com preocupação o avanço da pandemia e alerta para a tomada de providências que evitem que o cenário instalado no Amazonas se repita em outros estados”, diz a nota.
A instituição também aproveitou a ocasião para cobrar providências das autoridades, incluindo condições adequadas de atendimento aos pacientes e direitos de trabalho assegurados para os médicos e enfermeiros.
“Neste sentido, os gestores da rede pública devem aumentar a oferta de leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manter estoques de medicamentos e insumos abastecidos e oferecer aos médicos e outros profissionais das equipes as condições de trabalho adequadas, como jornadas não exaustivas e respeito às horas de repouso”, afirma o documento.
Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebêCLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesseAQUI!
A Sociedade de Pediatria também convida a população a aderir ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), chamando a atenção para a necessidade de manter os protocolos de higiene, como o distanciamento e o uso de máscaras, mesmo após a vacinação.
“Finalmente, a SBP convida todos os brasileiros a participarem e apoiarem a campanha de vacinação contra covid-19, que terá início nos próximos dias, seguindo as orientações repassadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, mesmo após tomar a vacina, devem ser mantidas as medidas de restrição de contato, uso de máscaras e higienização (lavagem frequente de mãos e desinfecção com álcool gel).
Frente às turbulências e incertezas, todos precisamos manter a confiança plena na ciência e na medicina em busca da proteção do bem-estar, da saúde e da vida. Somente assim será possível superar essa pandemia”, destaca a nota.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai