Família

Covid-19: Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada no Reino Unido

Reprodução / Youtube
Reprodução / Youtube

Publicado em 08/12/2020, às 08h48 - Atualizado às 08h58 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Nesta terça-feira, 08 de dezembro, o Reino Unido começou a vacinar a população contra o novo coronavírus, com o imunizante da farmacêutica Pfizer, com parceria da BioNTech. A notícia já havia alegrado muitas pessoas do país, mas quem comemorou primeiro foi Margaret Keenan, de 90 anos, que foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina.

(Foto: Reprodução / Youtube)

Para Margaret Keenan, que fará 91 anos na semana que vem, disse que o imunizante foi o ‘melhor presente de aniversário antecipado’. “Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19″, disse a senhora Margaret Keenan.

Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 de Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra. A segunda dose será aplicada em 21 dias. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha famíliae amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, disse segundo o G1.

(Foto: Reprodução / Youtube)

Segundo informações do G1, a segunda pessoa a ser vacinada no hospital onde Margaret recebeu a dose foi  William Shakespeare, de 81 anos. O senhor disse estar “satisfeito” por receber a vacina e disse que a equipe do hospital foi “maravilhosa”.

O governo britânico decidiu dar prioridade a idosos, os cuidadores e profissionais de saúde na campanha de vacinação, chamado pelo ministro da Saúde, Matt Hancock, como “Dia V”.

Confira a imagem abaixo:

Vacina em duas doses com eficácia de 95%

Na última semana o laboratório afirmou que a vacina, que oferece até 95% de proteção contra a covid-19, é segura para adoção. Hospitais e profissionais de saúde deverão ser os primeiros a se beneficiarem da imunização e Londres indica que reservou 40 milhões de doses que começarão a desembarcar das fábricas da empresa na Bélgica.

O imunizante é o mais rápido de todos os tempos a ir do conceito à realidade, levando apenas 10 meses para seguir os mesmos passos de desenvolvimento que normalmente duram uma década. A vacina da Pfizer é administrada em duas injeções, com 21 dias de intervalo, sendo a segunda dose um reforço.

Durante o estudo da vacina foram analisados 170 casos confirmados da Covid-19 e os testes envolveram pessoas com mais de 65 anos e, a partir desta faixa etária, a vacina se mostrou mais de 94% eficaz. Ou seja, se uma vacina tem 95% de eficácia, isso significa dizer que a pessoa tem 95% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for.

Das 170 pessoas analisadas, 8 tomaram a vacina experimental e 162 receberam o placebo (uma substância inativa). O imunizante, aplicado em duas doses, só é eficaz a partir de 28 dias.

Um ponto negativo da vacina é a necessidade de manter o imunizante em uma temperatura de menos 70°C para evitar que a substância perca seu efeito. Isso pode se tornar um grande empecilho em regiões remotas ou muito quentes, como o Brasil.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Apple iPhone 14 - Divulgação

iPhone barato

Ofertas do dia: Apple iPhone 14 com descontos especiais de até 48%

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Hulk Paraíba é pai pela quinta vez; descubra o significado do nome da filha

Ana Hickmann e Edu Guedes - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Casa que Edu Guedes e Ana Hickmann vão morar tem quase seis mil metros quadrados: Veja fotos do condomínio

Lucas Lima posta foto no aniversário de 10 anos do filho - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Lucas Lima posta foto rara em aniversário de 10 anos do seu filho com Sandy

Eliana recebe pedido de desculpas durante a sua despedida do SBT - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Eliana recebe pedido de desculpas de Patrícia Abravanel ao sair do SBT: "Não sei o que aconteceu"

Valentina Schimidt foi criticada por se considerar queer - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Tadeu Schimidt defende a filha que se considera queer: Entenda o significado da palavra

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos