Publicado em 20/04/2020, às 12h08 - Atualizado às 12h08 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
A Caixa Econômica Federal, já lançou o aplicativopara as pessoas se cadastrarem, para receber o auxílio emergencial, por causa do novo coronavírus. De acordo com a UOL, muitas mães pediram o auxílio emergencial, mas preencheram o cadastro errado, e agora estão sem saber se vão mesmo receber o dinheiro.
A costureira, Patrícia dos Santos, 40 anos, fez o cadastro na quinta-feira da semana passada, 16 de abril, e ao preencher o cadastro no site da Caixa, ela afirma que não entendeu que teria que incluir os dados dos filhos. Moram com ela uma filha de 9 anos e um filho de 12 anos. “Na minha opinião, o aplicativoestá confuso. Ele pergunta quantas pessoas no imóvel tem CPF. Minha filha não tem. Não estava claro que eu tinha que colocar os dados dos meus filhos menores de idade. Então, acabei não colocando”, comentou a mãe afirmando que percebeu o erro dois dias depois. Tentou resolver pelo site da Caixa, mas não conseguiu. Chegou até a tentar arrumar o cadastro em um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), mas também não teve sucesso.
Segundo Patrícia, o site diz que o pedido está em análise. Por morar sozinha com os filhos, ela teria direito a R$ 1.200. “Mas se conseguisse receber os R$ 600 já estaria feliz”. Ela disse, em entrevista ao UOL, que está sem gás em casa e até vendeu o celular da filha mais nova para conseguir pagar as contas. “Se esperar por isso (liberação do dinheiro), nós vamos morrer de fome”, disse.
A cabeleireira e manicure Paula Meirie André, 39 anos, cometeu o mesmo erro . Ela afirma que preencheu o cadastro no site da Caixa no primeiro dia em que foi disponibilizado e não entendeu que teria que informar os dados dos demais membros da família. Ela mora com os três filhos, uma bebê de 7 meses e dois meninos, um de 5 anos e outro de 12 anos.”Eles perguntam quem tem CPF na casa. Tenho o meu, mas esqueci de colocar os dados deles. Quando percebi, não dava mais para voltar para corrigir”.
Paula tentou refazer o cadastro, mas diz que o site informa que o CPF já está cadastrado e que o pedido está em análise. Sem o auxílio, ela afirma que teme não conseguir pagar o aluguel. “Estou juntando o que dá para pagar. Esse mês já não tenho. Nem sei o que fazer. O meu medo é se começarem a cobrar juros. Aí acumula com as outras contas. Não sei como vai ser”, afirmou a mãe, que ainda comentou que está fazendo racionamento da comida em casa.
A Caixaafirmou que será possível corrigir os dados cadastrais pelo site e pelo aplicativo, mas será preciso esperar o fim da primeira análise. O prazo da Caixa para avaliar o pedido é de cinco dias úteis após o envio do cadastro. Se o benefício for aprovado, o dinheiro cai na conta em até três dias úteis depois da resposta. Antes, o banco havia informado que não seria possível fazer a correção.
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