Família

Coragem! Menina com síndrome de Down anda de bicicleta sem rodinhas pela 1ª vez e família se emociona

Getty Images

Publicado em 12/02/2021, às 08h38 - Atualizado às 08h46 por Camila Montino


Compartilhe:


Em Austin, no Texas, EUA, uma menina síndrome de Down deu um show de coragem ao andar pela primeira vez na bicicleta sem rodinhas. Ruby, emocionou os pais com a conquista e logo eles compartilharam o momento inspirador no Instagram.

Menina com Down anda de bike pela 1ª vez sem rodinhas (Foto:  Getty Images)

Nas imagens, a menina começa um pouco assustada e trêmula, implorando ao pai para não largar a bicicleta, mas assim que pega o jeito, ela sai em disparada. “O que? O que?!”, diz o pai ao fundo, que cai no choro ao ver Ruby pedalando livremente.

Logo em seguida, ele corre atrás dela e pergunta como ela se sente e a garota dá a melhor resposta: “Estou tão orgulhosa”, disse a nova ciclista. Ruby nasceu com síndrome de Down e a mãe, Liz Pachta, dirige a organização sem fins lucrativos chamada Ruby’s Rainbow  (‘Arco-íris de Ruby’ na tradução livre).

Ruby andou de bicicleta sem rodinhas pela primeira vez (Foto: Reprodução / Instagram / @rubysrainbow)

A ONG tem o objetivo de ajudar os adultos com síndrome de Down a realizarem os sonhos de ter uma educação superior. A família de Ruby acredita que nada está fora de alcance, já que filha prova o quão capaz ela é todos os dias!

Dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta de forma segura

Aprender a andar de bicicleta é um rito de passagem para a maioria das crianças. Ensiná-las a pedalar, no entanto, pode ser bem difícil e, algumas vezes, perigoso. Para garantir segurança nesse processo, o portal norte-americano Pop Sugar reuniu 7 dicas para ensinar uma criança a andar de bicicleta com o menor número possível de quedas e arranhões.

Certifique-se de que a bicicleta e o capacete encaixem neles

Não compre uma bicicleta para o seu filho “crescer“. Uma bicicleta muito grande ou pesada tornará mais difícil ensiná-los a andar. O capacete da bicicleta deve ficar no meio da testa, cerca de um centímetro acima das sobrancelhas. Ajuste-o até que o capacete se mova não mais do que uma polegada de um lado para o outro e para frente e para trás – se você não puder ajustá-lo com força suficiente, o capacete está muito grande.

Não basta “afrouxar” as rodinhas – tire-as

É como arrancar um curativo. Quando você afrouxa as rodinhas, que inclinam a bicicleta para frente e para trás enquanto seu filho anda, você está realmente fazendo um desserviço ao seu filho. Eles ficam nervosos toda vez que a bicicleta balança e se acostumam a andar enquanto se inclinam para um lado para apoio, em vez de retos e equilibrados no meio.

Mestre de equilíbrio na grama

Pratique andar em uma colina gramada (não tão íngreme) para ensinar o equilíbrio. Abaixe o assento para que os dois pés alcancem o chão e faça-os descer a colina gramada com os pés levantados. Dessa forma, eles podem parar com os pés, se necessário, mas a bicicleta diminui a velocidade no final, para que não precisem travar. Repita esse processo até que eles estejam profissionais, e faça com que eles pratiquem pedalar ladeira abaixo para equilíbrio e coordenação.

Ajude-os a sentar na altura certa

Agora que eles sabem se equilibrar, verifique se estão sentados na altura certa. Levante o assento do seu filho alto o suficiente para que ele tenha uma leve flexão no joelho quando o pé empurra o pedal o mais próximo possível do chão.

Use a força do pedal para iniciar

Ensine seu filho a “dar partida” na bicicleta, colocando-o com um pé no chão e o outro no pedal na posição mais alta. Começar com os dois pés nos pedais lhes dá menos força por trás do empurrão e pode fazer com que tombem. (Dica profissional: sempre prenda os cadarços para que não fiquem presos nos pedais ou na corrente.)

Não esqueça a lição sobre frenagem

Uma das maneiras mais fáceis de uma criança se machucar é frear em pé ou com muita força, fazendo com que caiam ou batam no guidão. Ensine seu filho a frear, ajudando-o a desacelerar lentamente, pois a frenagem em velocidades mais baixas ajudará a sentir os freios antes de começar a andar como pequenos demônios da velocidade. (Você pode até ensinar freios no final do exercício em terrenos gramados, pois eles desaceleram naturalmente da colina e não vão muito rápido).

Não se estresse, fique frustrado ou se sinta derrotado

Aprender a andar de bicicleta deve ser divertido! Se seu filho está ficando chateado, parecer assustado, ou você está ficando um pouco estressado no momento, dê um passo para trás e tente novamente amanhã. Uma vez que aprenderem, eles terão a habilidade para sempre; portanto, não apresse-o se não estiver pronto ou ainda não estiver aprendendo.


Palavras-chave
Família Desenvolvimento Criança Mãe pais pai filha andar de bicicleta

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar