Publicado em 22/05/2020, às 16h15 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Aprender a andar de bicicletaé um rito de passagem para a maioria das crianças. Ensiná-las a pedalar, no entanto, pode ser bem difícil e, algumas vezes, perigoso. Para garantir segurançanesse processo, o portal norte-americano Pop Sugar reuniu 7 dicas para ensinar uma criança a andar de bicicleta com o menor número possível de quedas e arranhões.
Certifique-se de que a bicicleta e o capacete encaixem neles
Não compre uma bicicleta para o seu filho “crescer“. Uma bicicleta muito grande ou pesada tornará mais difícil ensiná-los a andar. O capaceteda bicicleta deve ficar no meio da testa, cerca de um centímetro acima das sobrancelhas. Ajuste-o até que o capacete se mova não mais do que uma polegada de um lado para o outro e para frente e para trás – se você não puder ajustá-lo com força suficiente, o capacete está muito grande.
Não basta “afrouxar” as rodinhas – tire-as
É como arrancar um curativo. Quando você afrouxa as rodinhas, que inclinam a bicicleta para frente e para trás enquanto seu filho anda, você está realmente fazendo um desserviço ao seu filho. Eles ficam nervosos toda vez que a bicicleta balança e se acostumam a andar enquanto se inclinam para um lado para apoio, em vez de retos e equilibrados no meio.
Mestre de equilíbrio na grama
Pratique andar em uma colina gramada (não tão íngreme) para ensinar o equilíbrio. Abaixe o assento para que os dois pés alcancem o chão e faça-os descer a colina gramada com os pés levantados. Dessa forma, eles podem parar com os pés, se necessário, mas a bicicleta diminui a velocidade no final, para que não precisem travar. Repita esse processo até que eles estejam profissionais, e faça com que eles pratiquem pedalar ladeira abaixo para equilíbrio e coordenação.
Ajude-os a sentar na altura certa
Agora que eles sabem se equilibrar, verifique se estão sentados na alturacerta. Levante o assento do seu filho alto o suficiente para que ele tenha uma leve flexão no joelho quando o pé empurra o pedal o mais próximo possível do chão.
Use a força do pedal para iniciar
Ensine seu filho a “dar partida” na bicicleta, colocando-o com um pé no chão e o outro no pedalna posição mais alta. Começar com os dois pés nos pedais lhes dá menos força por trás do empurrão e pode fazer com que tombem. (Dica profissional: sempre prenda os cadarços para que não fiquem presos nos pedais ou na corrente.)
Não esqueça a lição sobre frenagem
Uma das maneiras mais fáceis de uma criança se machucaré frear em pé ou com muita força, fazendo com que caiam ou batam no guidão. Ensine seu filho a frear, ajudando-o a desacelerar lentamente, pois a frenagem em velocidadesmais baixas ajudará a sentir os freios antes de começar a andar como pequenos demônios da velocidade. (Você pode até ensinar freios no final do exercício em terrenos gramados, pois eles desaceleram naturalmente da colina e não vão muito rápido).
Não se estresse, fique frustrado ou se sinta derrotado
Aprender a andar de bicicleta deve ser divertido! Se seu filho está ficando chateado, parecer assustado, ou você está ficando um pouco estressado no momento, dê um passo para trás e tente novamente amanhã. Uma vez que aprenderem, eles terão a habilidade para sempre; portanto, não apresse-o se não estiver pronto ou ainda não estiver aprendendo.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Notícias
Virginia Fonseca mostra convite diferentão da festa 2 anos de Maria Flor