Publicado em 03/11/2015, às 16h49 - Atualizado em 04/11/2015, às 17h02 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Aquela cebolinha ou manjericão que você usa para temperar a comida do seu filho pode se tornar parte da casa. Muitos alimentos que compramos na feira ou no supermercado podem ser replantados em uma hortinha. E esta é mais uma atividade para fazer junto com as crianças – elas adoram brincar com a terra e a aproximação com o alimento pode ajudar, inclusive, na hora das refeições. O agrônomo e fundador da Universidade Orgânica, Fabio Morandi de Moraes, filho de Virginia e Heleno, listou cinco tipos de hortaliças que podem ser replantadas.
Couve
A verdura produz em seu caule pequenas mudas que podem ser separadas da planta e replantadas em vasos, jardineiras ou até garrafas pet. O ponto ideal para coletar as mudas é quando atingirem de 10 a 15cm.
Cebolinha verde
Antes de comprar, veja quais têm pequenas raízes e escolha essas para plantar. Separe (os montinhos) e corte as folhas, deixando por volta de 10cm – essas serão suas mudas. Agora, é só plantar no solo adubado.
Hortelã
Assim como a cebolinha, pode ser plantada com pequenos ramos de 10 a 15cm. É importante que esses raminhos tenham algumas folhas e que sejam cortados na diagonal.
Manjericão
Este delicioso tempero é fácil de ser plantado. Corte ramos mais novos com 10 a 15cm. Coloque a ponta dos raminhos em um copo de água e troque esta água todos os dias. Quando as raízes aparecerem, é hora de transferir para um vasinho.
Alecrim
Esta hortaliça também é fácil de plantar e você pode seguir os mesmos passos do manjericão, apenas elimine a parte de colocar na água. Corte os ramos em 20cm, tire o excesso de folhas da parte de baixo e plante. Para vasos e jardineiras, o ideal é não deixar que a planta receba luz direta por uma semana ou até que ela crie raízes.
Conservação
Para manter sua horta, veja quais os lugares que mais recebem luz do sol na sua casa, prefira vasos e jardineiras de PVC e barro, e cuide sempre da água – às vezes o excesso pode ser mais prejudicial do que a falta. Se a horta não estiver vingando, pode ser que o solo esteja sem nutrientes, por ataque de insetos ou porque a planta já está no final de seu ciclo. A couve, por exemplo, deve ser renovada em mais ou menos 120 dias, já a hortelã e o alecrim, quando plantados em pequenos vasos, devem ser podados e adubados continuamente.
Para deixar sua nova hortinha saudável e mais fértil, faça uma adubação, em média, a cada 30 dias.
Além de ser uma farra, cultivar uma horta vai ajudar seu filho a se tornar mais consciente sobre o meio ambiente, e o ajudará a entender passo a passo de onde vêm os alimentos e todo o processo pelo qual eles passam.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"