Família

Como lidar quando, na sala de aula, professor e aluno são pai e filho?

Se esse é seu caso, uma dica: é você quem deve orientar o comportamento

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

img_4920

(Bruno e seu filho Lorenzo. Foto: arquivo pessoal)

Para pais que são professores, pode acontecer de algum dia você cruzar com seu filho na sala de aula. Então surge a pergunta: Como lidar com essa situação? Afinal, você educa seu filho em casa, como pai ou mãe, mas agora também vestirá a função de educador na escola. “Acredito que a maior dificuldade seja não errar o peso e a medida das correções, às vezes acabamos cobrando com maior rigor os filhos”, comenta Bruno Ferreira, pai do Lorenzo, professor de história no Sistema de Ensino Anglo.

Bruno contou para a gente que quando corrigiu a primeira prova de Lorenzo e viu que o garoto tinha ido bem, não sabia se escrevia “parabéns” ou “não fez mais que a sua obrigação”. “O que pode favorecer é ter a clareza de como se comportar durante as aulas, porque um favorecimento ou uma cobrança excessiva podem trazer consequências negativas para a criança”, diz Bárbara Souza, psicóloga do Sistema Anglo de Ensino, mãe de Maria Clara.

Segundo a especialista, o professor ou professora pode e deve procurar pelo psicólogo educacional da escola. “Essa conversa não precisa acontecer só se tiver um problema na adaptação, procure o profissional antes das aulas começarem”, aconselha. Dependendo da idade é até importante conversar com o seu filho, mas a psicóloga alerta: é você quem vai ser a referência de comportamento. “Não adianta exigir compreensão da criança, tudo vai depender de como o pai ou a mãe irá se portar em sala de aula”, explica.

Anúncio

FECHAR

“Acho que todo professor deveria passar por essa experiência, isso melhora a prática e a ideia de que a gente tem que cuidar dos alunos como se fossem nossos filhos”, conta Bruno. De acordo com o professor até agora está indo tudo bem entre ele, o filho e seus alunos. “Lorenzo até ganhou uma certa admiração dos colegas”, completa o pai.

 

Leia também:

Menina inspira com sua foto do primeiro e último dia de aula

Foto mais fofa do dia: essa bebê teve a melhor reação ao ver uma bailarina

Geladeira organizada, filho saudável! Dicas para arrumação da geladeira

Pais&Filhos TV