Família

Como economizar no enxoval do bebê: 8 BIG dicas práticas e simples

O enxoval é uma maneira de se planejar e preparar para a chegada do bebê - Getty Images
Getty Images
Supermercado Big

Publicado em 27/11/2020, às 11h01 - Atualizado às 11h36 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo


Quando se está esperando um bebê, um dos momentos mais importantes é a compra do enxoval. Claro que você vai querer caprichar e comprar tudo de melhor e necessário para o seu filho, mas isso não quer dizer gastar uma fortuna logo nos primeiros meses de gravidez.

O enxoval é uma maneira de se planejar e preparar para a chegada do bebê (Foto: Getty Images)

Se você não quer se perder e acabar desembolsando mais do que o necessário, é importante se organizar nas compras. Nossa recomendação é também montar o enxoval antes do sétimo mês, quando a barriga começa a pesar e fica mais difícil bater perna para fazer compras. Em parceria com o Hipermercado BIG, preparamos oito dicas para economizar na compra do enxoval do bebê:

1. Tenha uma lista

Ao preparar o enxoval, você vai ficar com vontade de comprar tudo que ver pela frente. Mas a primeira recomendação é saber exatamente o que você precisa e focar no indispensável. Tenha em mãos uma listaantes de ir às compras, seja para montar o enxoval todo de uma só vez ou pouco a pouco. Assim, você vai ter um controle maior sobre o que está faltando e pode ir riscando o que já foi comprado, sem correr o risco de levar para casa o mesmo item de marcas diferentes.

2. Priorize os itens essenciais

Quando o assunto é enxoval do bebê, tudo parece essencial e você vai querer comprar tudo que ver nas lojas. Mas antes de qualquer coisa, foque nos itens indispensáveis que costumam custar mais caro, como móveis, cômoda, berçoe carrinho.

3. Aceite ajuda

Não tenha vergonha de pedir e aceitar ajuda dos parentes e amigos mais próximos – afinal, eles vão querer participar desse momento de todas as formas. Aceite os presentes que vão chegar com muito carinho.

Ter uma rede de apoio faz toda diferença (Foto: Getty Images)

4. Aproveite o chá de bebê

É uma ótima oportunidade para pedir o que ainda está faltando da sua lista de enxoval. Assim, em vez de ficar com cinco gorros e nenhum body, você aumenta as chances de ter o que precisa. Também vale escolher todos aqueles itens menos essenciais que você gostaria de ter para, quem sabe, pedir para familiares e amigos. Afinal, ninguém resiste a uma frescura de bebê!

5. Converse com outras mães

Pergunte para pais e mães de filhos um pouco maiores o que eles acham realmente necessário no enxoval, de acordo com a experiência que tiveram. Você pode descobrir, por exemplo, que há crianças que só foram usar sapatos ao dar os primeiros passos.

6. Reaproveite coisas de amigas e familiares

Muitas roupas de recém-nascidos – especialmente aquelas mais bonitas e vestidas só em ocasiões especiais – são pouco usadas. Desde que esteja em boas condições, tudo pode ganhar um novo uso. E você pode ter isso em mente se quiser ter o segundo ou terceiro filho.

7. Invista em tamanhos grandes

Uma dica clássica, mas que merece atenção. Se não for ficar esquisito ou muito grande, tente comprar peças maiores para o seu filho. Essa é uma ótima forma de fazer que ele consiga usar a roupa por muito mais tempo.

8. Fique atenta à estação do ano em que o bebê vai nascer

Antes de ir às compras, veja em qual estação do ano seu filho vai nascer e pense nos tecidos. As roupas e alguns acessórios podem mudar muito dependendo da época do ano em que você dará à luz. Até o local pode influenciar nessa lista, já que algumas cidades têm climas mais quentes ou frios do que outras: não faz sentido comprar gorros e luvas de frio se o seu filho nascerá em pleno verão carioca, por exemplo. Tecidos mais pesados, como lã ou linha, serão usados no outono e inverno, enquanto os leves, como malha de algodão, são melhores no verão ou primavera.

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Manu Bahtidão fala sobre ausência na festa da Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão manda indireta após polêmica na festa da filha de Viih Tube

Fernanda Paes Leme lamenta distanciamento de Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme faz desabafo em aniversário de Bruno Gagliasso: "Teve um afastamento"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro