Família

Como a chupeta pode interferir no desenvolvimento da fala do seu filho

Publicado em 08/08/2018, às 17h02 - Atualizado em 10/08/2018, às 11h51 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


Sim, eles são uma baita ajuda e trazem paz para a casa naqueles momentos de mais choro e birra do seu filho. Mas a chupeta, o dedo e a mamadeira também podem ser prejudiciais para as crianças, então é preciso saber dar adeus a eles em um algum momento.

A fonoaudióloga Rosana Cristina Boni, especialista em motricidade orofacial da Clínica CEFAC, mãe de Vitória e Mariana, explica que a sucção é um reflexo do processo de alimentação do bebê, desencadeado pelo contato dos lábios com o mamilo. “Mamar no peito faz a criança exercitar mais sua musculatura facial, pela necessidade de sugar intensamente, levando a uma exaustão da sucção e uma sensação de satisfação e bem-estar. Existem estudos que relatam que crianças amamentadas naturalmente apresentam menor probabilidade de desenvolver hábitos de sucção não nutritivos, como a chupeta e o dedo”.

Segundo Rosana, essa necessidade de sucção é muito boa para o crescimento do bebê, já que ele precisa desenvolver a região da face e da mandíbula. E isso precisa ser estimulado desde o nascimento do seu filho: “Quando o bebê toma mamadeira em vez do peito, ele não precisa fazer todo aquele movimento com tanto vigor. E Isso prejudica o crescimento crânio-facial da criança”, explica a especialista.

Mas é importante reforçar que, apesar de ser importante insistir no processo de amamentação natural, não é preciso sentir culpa ou fazer julgamentos se você não consegue amamentar por algum problema de natureza física ou outro qualquer, ok?

Rosana conta que os hábitos de sucção mais comuns e que merecem atenção são a chupeta e o dedo. Na fase de pleno desenvolvimento da criança, oferecer a chupeta constantemente pode provocar alterações na arcada dentária e até mesmo no formato do rosto. “Retirar os hábitos de sucção até os 3 anos pode propiciar a reversão natural de alguns problemas que possam ocorrer”.

A especialista orienta oferecer a chupeta, com formato, tamanho e bico corretos, nos casos em que a criança acaba de mamar no peito, mas continua sugando lábios ou língua. Assim, seu filho poderá satisfazer a necessidade de sugar, evitando que ele pegue o dedo mais tarde, por exemplo.

Leia também:

Cuidado! Chupeta causa ferimento grave no rosto de bebê

Pai encontra um jeito criativo de fazer seu filho dar adeus à chupeta

Chupetas e mamadeiras customizadas podem causar riscos às crianças


Palavras-chave

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"