Família

China faz alerta sobre Langya, novo vírus detectado no país

Cientistas chineses fazem alerta para nova vírus capaz de contaminar os seres humanos, o Langya henipavirus. - Freepik
Freepik

Publicado em 09/08/2022, às 18h52 - Atualizado em 10/08/2022, às 13h43 por Redação Pais&Filhos


Cientistas chineses fazem alerta para novo vírus capaz de contaminar os seres humanos, o Langya henipavirus (LayV). A doença contaminou 35 pessoas em duas províncias no leste da China.

Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, mostrou os casos que se localizam nas províncias Henan e Shandong, que dividem fronteira. O novo vírus identificado é de uma família que mata  até três quartos dos seres humanos em caso de infecção grave. Dente os casos diagnosticados, todos se manifestaram de forma leve e não causaram nenhuma morte. Os sintomas apresentados foram semelhantes ao da gripe.

Vírus semelhante ao Ebola infecta criança e ela acaba falecendo
Cientistas chineses fazem alerta para nova vírus capaz de contaminar os seres humanos, o Langya henipavirus. (Foto: Freepik)

As autoridades chinesas alegaram que nenhum dos pacientes teve contato com o outro, mostrando que a ação do vírus nos humanos pode ser esporádica. A pesquisa identificou os sintomas dos pacientes sendo que os 26 infectados apenas com LayV, sem nenhum outro patógeno presente, 100% dos pacientes tiveram febre, 54% fadiga, 50% tosse, anorexia/perda de apetite, 46% mialgia, 38% náusea, 35% dor de cabeça e 35% vômitos.

Os Centros de Controle de Doenças (CDC) de Taiwan estão buscando estabelecer um método de teste que identifique o vírus através de ácido nucleico. O vírus Langya, que é de origem animal, está sendo detectado pela primeira vez nos seres humanos.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Transmissão e origem do Langya henipavirus

Segundo os cientistas que analisaram a doença, não existem sinais que indiquem que o Langya henipavirus é transmitido através do contato de pessoa para pessoa. A teoria dos especialistas é de que o vírus tem origem animal e de que os musaranhos (pequenos mamíferos) podem ser o reservatório natural do LayV, mas que ainda são necessários mais estudos para afirmar isso.

Qual a preocupação dos especialistas com o LayV?

A grande preocupação que envolve a descoberta de um novo vírus do gênero Henipavírus está ligada ao fato de que outros patógenos desse grupo, chamados Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV) e considerados “primos” do LayV, foram responsáveis por surtos de infecções graves na Oceania e na Ásia.

Como exemplo, os cientistas citam os casos de infecção caudados pelo HeV, que são raros mas cuja taxa de mortalidade chega em até 57%, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Já o NiV, que foi registrado entre 1998 e 2018, tem uma taxa de mortalidade que variou entre 40 e 70% dos casos de pacientes infectados. Como sintomas, os dois possuem em sua lista problemas respiratórios e neurológicos.

LayV X Covid-19

Os cientistas dizem que é difícil comparar os dois vírus por diversos fatores, mas é possível afirmar que, comparativamente, os vírus Hendra e Nipah se mostraram mais letais durante as épocas em que houve surto de infecção.

Assista ao POD&tudo com Talu Adjuto:


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial