Publicado em 23/03/2021, às 05h30 - Atualizado às 05h34 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Uma enfermeira e duas médicas, que atenderam o menino Henry Borel, de 4 anos, no Hospital Barra D’Or, na madrugada do dia 8 de março prestaram depoimento na 16ª Delegacia, na Barra da Tijuca, para ajudar com as investigações nessa última segunda-feira, 22 de março.
Já o perito que fez o laudo de necropsia foi ouvido, mas no Instituto Médico Legal (IML), na Região Central do Rio, de acordo com o G1. O pai de Henry, Leniel Borel, a mãe, Monique Medeiros da Costa Almeida, e o padrasto, Jairo Souza Santos, o Dr. Jairinho, já foram ouvidos pela polícia na semana passada.
Henry Borel, não resistiu na madrugada da segunda-feira, 8 de março, na Barra de Tijuca, Zona Oeste do Rio. O menino foi encontrado pela mãe caído em um dos quartos do apartamento onde vivia morava.
A Polícia Civil encontrou algumas diferenças nos relatos dados sobre o caso Henry Borel. As contradições foram observadas nos relatos da mãe da criança, Monique Medeiros, e o padrasto, vereador Doutor Jairinho.
Para a equipe médica que tentou socorrer o menino, a mãe dele disse que havia acordado após ouvir um barulho no quarto. Ao chegar no local, ela contou ter visto o menino caído no chão. Nesta primeira versão, que consta no Boletim de Atendimento Médico (BAM), eles encontraram o garoto gelado, pálido e sem poder de resposta. O padrasto chegou a pensar que o menino estava em parada cardiorrespiratória e a família foi para o Hospital Barra Dor, na Zona Oeste do Rio
A equipe médica relatou ter observado pequenos hematomas nos membros superiores, abdômen e escoriação no nariz. Durante o depoimento que durou 12 horas dado à polícia na última quinta-feira, 18 de março, o casal relatou os fatos de forma muito parecida, mas com alguns pontos diferentes, como apontado pelo G1.
O primeiro ponto de divergência foi em relação ao barulho citado pelo casal na noite em que tudo aconteceu. Durante o relato feito à polícia, nem a mãe nem o padrasto mencionaram terem ouvido um barulho vindo do quarto da criança. Monique afirmou que acordou por volta das 3h30 com o barulho da TV ligada e foi ver o filho — quando o encontrou desacordado.
Já o Doutor Jairinho contou no depoimento que ele e a mulher estavam assistindo a uma série no quarto de hóspedes para não incomodar o sono do enteado. Os dois, então, pegaram no sono. O vereador disse que estava em um sono pesado, à base de remédios, quando Monique acordou, foi até o quarto do casal e encontrou Henry já caído, com os “olhos revirados e mãos e pés gelados”.
Além dos médicos, o pai de Henry, Leniel Borel, disse ter ouvido deles a versão que teriam ouvido um barulho no quarto. A mesma versão que o casal contou aos médicos. “Cheguei no hospital e vi o médico em cima do coração do menino perguntando para mãe o que tinha acontecido. Falaram que o menino estava, houve um barulho, foi ver lá o que estava acontecendo e quando chegou lá o menino estava revirando o olho com dificuldade de respirar”, contou ele, como apontado pelo G1.
Ainda no depoimento, quando questionada sobre o que poderia ter acontecido com o filho, Monique disse acreditar que ele possa ter acordado, ficado em pé sobre a cama, se desequilibrado ou até tropeçado no encosto da poltrona e caído no chão. Os peritos que estão investigando o caso, no entanto, acham essa versão da mãe pouco provável, devido a gravidade das lesões reveladas no laudo da necropsia.
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Top dos Tops
Ofertas do dia: Galaxy S23 Ultra da Samsung com descontos de até 53%
Gravidez
Chay Suede se declara para a esposa Laura Neiva que espera o primeiro filho dos dois: “O amor é você”