Publicado em 22/05/2020, às 10h02 - Atualizado às 16h19 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
A infância tem data para começar e para acabar. Tudo tem a idade certa para acontecer. A superexposição das crianças na internet pode desencadear várias complicações no presente e futuro. A única obrigação nessa fase deve ser brincar, estudar e fazer amigos e, isso, para ficar claro, precisa ser algo divertido para todos os envolvidos. Mas em alguns lares é comum vê-las assumindo papéis que não cabem à idade e ao preparo psicológico delas. Por mais maduro que seu filho seja, ele não pode e nem deve assumir as responsabilidades de um adulto.
Nos últimos dias, o caso de uma menina de 14 anos chocou vários brasileiros. Bel é uma youtuber mirim e tem o canal “Bel para meninas”, que soma mais de 7 milhões de inscritos no YouTube, controlado pela mãe, Fran. O perfil existe desde que ela tem 6 anos de idade. Nos vídeos, a menina é obrigada a passar por situações constrangedoras que, nitidamente, não quer fazer. Em diversos registros, Bel inclusive chega a pedir para a mãe parar. Entre os vídeos, aparecem momentos desde a mãe e o pai empurrando a cara dela na farinha, obrigando a beber líquidos nojentos, ao caso em que ela é deixada no mar sendo levada pela correnteza, quase se afogando, enquanto pede socorro.
A história viralizou depois de vários usuários do Twitter denunciarem as atitudes, tais como a infantilização de Bel e o ganho financeiro em cima do sofrimento da menina. Basta assistir alguns episódios para entender o motivo de tanta revolta. A Pais&Filhos, desde sempre, se posiciona contra esse tipo de exploração infantil e recrimina tais atitudes. De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pelo portal médico WebMD, nos Estados Unidos, 72% das crianças entre 5 e 13 anos demonstram sinais de estresse e 60% dos pais não notam.
A correria do dia a dia pode fazer esses sinais passarem despercebidos, mas isso deve mudar. Por isso é tão importante expor e não dar audiência para canais como o da Bel. As crianças não podem ser adultizadas e nem os adolescentes infantilizados. Cada fase tem tempo para começar e acabar e devem ser respeitados. Os impactos psicológicos também precisam ser mencionados. Sem conseguir se defender, as situações em que as crianças são submetidas podem levar a um trauma emocional que se reflete em outras áreas da vida e, por muitas vezes, é silencioso.
Brincadeira é coisa séria e precisa ser levada à sério. Humilhar, obrigar e colocar em risco a integridade de alguém, principalmente, sem o seu consentimento não pode ser visto como entretenimento. O caso serve de alerta e aprendizado para todos nós. É o momento de parar para refletir sobre o que você assiste online, assim como o que o seu filho está procurando. Cuidar das crianças e adolescentes é cuidar dos futuros adultos e próximas gerações.
A Pais&Filhos acredita que a criança deve ser tratada como criança, com o direito de viver a infância plenamente
O mundo, hoje, está interligado com a internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil, 86% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos têm perfil em alguma rede social. Assim, além do cuidado com o tempo de tela, também é fundamental se atentar a forma como o seu filho está usando essa ferramenta. O mesmo estudo apontou que 82% têm fotos que mostram perfeitamente o rosto, 75% divulgam o sobrenome no perfil e 23% chegam até a divulgar o endereço. A segurança online precisa ser tratada como prioridade.
Nesses casos, o especialista em segurança da informação da ESET Camillo Di Jorge, pai de Ana Clara e Lisa reforça que o caminho é o diálogo. Você precisa manter a porta aberta para o seu filho falar sobre o assunto, o que significa se mostrar não apenas interessado em dizer, mas principalmente, ouvir o que ele tem para falar. Assim, também é fundamental que os pais saibam o que os filhos, se são menores de idade, estão acessando. A internet é demais e ajuda muito, mas é preciso usar com segurança.
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Notícias
Filha de Ana Maria Braga rebate críticas após falar sobre casa 'bancada' pela mãe
Notícias 📣
Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Família
Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach