Família

Caso Ana Hickmann: como identificar e denunciar violência doméstica

Saiba como denunciar violência doméstica - (Foto: reprodução/Instagram)
(Foto: reprodução/Instagram)

Publicado em 12/11/2023, às 12h57 por Redação Pais&Filhos


Após boletim de ocorrência apontar que Alexandre Correa agrediu fisicamente Ana Hickmann após um desentendimento do casal em casa, levantou-se novamente o debate sobre a importância da conscientização e denúncia contra casos de violência contra a mulher. Confira a seguir o que é violência doméstica e como combater esse tipo de agressão. 

O que é violência doméstica?

Diferente do que muita gente pensa, violência doméstica não se resume só à agressão física. Qualquer atitude que cause morte, lesão, sofrimento psicológico ou sexual, dano moral ou patrimonial também é considerada violência doméstica.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de violência contra as mulheres. E esse é um problema que não distingue classe social, raça, etnia ou religião: qualquer mulher, em algum momento da vida, pode se tornar uma vítima. Hoje, a Lei Maria da Penha protege todas as pessoas que se identifiquem com o gênero feminino e tenham sofrido algum tipo de violência de familiares ou de amigos que convivam na mesma casa.

Como denunciar ou pedir ajuda

Se você está passando por essa situação ou presenciou uma violência contra a mulher, não hesite em pedir ajuda. Por mais difícil que seja, esse é um passo importante para recomeçar e quebrar esse ciclo de dor e insegurança.

Existem muitos jeitos de denunciar. O Governo Federal oferece uma linha de atendimento 24h para quem precisa de ajuda ou quer informações. É só ligar para o número 180. A chamada é gratuita e pode ser feita tanto de celulares como de telefones fixos. O atendimento é feito todos os dias, inclusive em fins de semana e feriados.

Você também pode fazer a denúncia em qualquer delegacia. Lá você vai ser atendida por profissionais preparados para te orientar e ajudar. Se na sua cidade houver uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) ou um Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM), converse com eles e peça acolhimento.

É importante lembrar que a denúncia não precisa partir sempre da vítima. Qualquer um pode (e deve) denunciar. Desde 2012, a Lei Maria da Penha pode ser aplicada, mesmo que a vítima não tenha feito uma queixa. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Entenda o caso de Ana Hickmann e Alexandre Correa

Neste sábado, 11 de novembro, a imprensa de Itu afirmou que Ana Hickmann foi agredida pelo marido, Alexandre Correa em Itu, São Paulo, dentro da casa onde eles moram. A mídia do local acrescentou que a apresentadora teria sido muito machucada e chamado a polícia. 

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Ana Hickmann e marido
Marido de Ana Hickmann é acusado de violência doméstica (Foto: reprodução/Instagram)

Ana Hickmann registrou um boletim de ocorrência contra Alexandre Correa por violência doméstica e lesão corporal. De acordo com o G1, por conta das agressões, Ana necessitou de atendimento médico além de tipoia. O portal, que teve acesso ao boletim, ainda informou que a polícia foi chamada no local onde a apresentadora disse que eles começaram a discutir por volta das 15h30. 

As agressões partiram pra cabeçadas quando Alexandre preensou a esposa contra a parede. O filho deles estaria presente na casa, mas saiu do ambiente assustado com a situação. Ana conseguiu se desvencilhar por um momento, quando alcançou o celular e contatou a polícia. Quando os oficiais chegaram na casa, Alexandre já havia saído. 

Em entrevista ao Leo Dias, Alexandree negou fortemente a história, garantindo ser algo "fantasioso". "Da onde estão tirando isso? Olha, deve ter algum equívoco aí, acho que não devem estar tratando da mesma pessoa", questionou ele, que completou: "Eu vim pra São Paulo pra resolver um assunto e vou voltar pra Itu amanhã cedo. Estou chegando a São Paulo". 

Ana Hickmann e filho
Filho de Ana Hickmann e Alexandre Correa presenciou desentendimento entre os pais (Foto: reprodução/Instagram)

Ao Hugo Gloss, Ana Hickmann se pronunciou pela primeira vez por meio da assessoria: "Após um desentendimento entre Alexandre Correa e Ana Hickmann no último sábado (11), a Polícia Militar foi acionada e a apresentadora foi conduzida até o Distrito Policial para esclarecimento dos fatos. Por meio de sua assessoria de imprensa, Ana Hickmann agradece o carinho e a solidariedade dos fãs e informa que está em casa, beme felizmente não sofreu maiores consequências em sua integridade física".


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Reprodução: Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer revelam nome de segundo filho com significado especial

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura