Família

Casamento em família

Saiba como organizar seu casamento se você já tem filhos: criança pode participar de todas as etapas, do convite ao enfeite de bolo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A família mudou, o casamento também. Se antes os noivos casavam para formar uma família, agora a família pode vir antes do casamento. É cada vez mais comum que os noivos já tenham filhos quando resolvem oficializar o “sim”, na Igreja, com tudo a que têm direito. Ou, então, que já tragam filhos de casamentos anteriores.

A taxa de recasamentos, segundo o IBGE vem subindo: os casamentos entre homens divorciados e mulheres solteiras corresponderam a 8,7% do total. Já as uniões entre mulheres divorciadas e homens solteiros representaram 4,9% do total de casamentos registrados em 2011, por exemplo. Seja em um ou outro caso, o ideal é adaptar a festa para que as crianças possam participar. Para isso, é preciso pensar no melhor horário, nas comidinhas, brincadeiras e até lembrancinhas especiais para os pequenos.

Anúncio

FECHAR

O estímulo para que a blogueira Nanna Pretto, mãe de Gabriel, organizasse uma festa de casamento de arromba veio do filho. “No estudo sobre família, na escola, ele questionou o motivo pelo qual eu não tinha o nome do pai, e a gente não usava aliança. E eu já tinha em mente que queria casar antes do segundo filho, já que o primeiro foi no susto. Então, quando pensei em casar, pensei em celebrar a nossa família e nos prepararmos para a chegada de mais uma criança”. Gabriel foi envolvido em todo o processo. O vídeo que acompanhou o “save the date” foi feito por ele.

A festa foi completamente pensada de forma que Gabriel e todas as outras crianças pudessem participar e aproveitar. “Fiz área kids e menu especial. Me preocupei com o horário também, pois queria que fosse cedo para Gabriel poder curtir com a gente. Também o incluímos no enfeite do bolo, juntamente com os noivinhos”, conta Nanna.

A escolha da fotógrafa, Ana Hiromi, que viajou especialmente de São Paulo para a Praia do Forte, onde aconteceu a festa, também foi especial. “Ela estava grávida de quatro meses, na época, e fez fotos super especiais da gente. Sensibilidade materna, eu diria”, resume Nanna.

Para preparar a festa, Nanna contratou uma empresa, com experiência em festas para crianças, a Kit Completo. “Eles pensaram em tudo junto com a gente. Desde mesinhas pequenas, iluminação diferente, lembrancinha e guloseimas”, diz.

Pode beijar o filho

“O mais emocionante, para mim, foi que, um pouco antes da nossa dança oficial, Gabriel sentiu sono e falou: ‘Pára de ser noiva e me coloca pra dormir?’ Foi lindo. Eu fui para um cantinho, ninei ele no meu colo e ao pegar no sono entreguei para Carminha, minha mãe de criação, que ficou a noite toda com ele”.

 

10 dicas para uma festa de casamento família

 

  1. Marque a festa para um horário em que seu filho esteja bem disposto, principalmente se ele for muito pequeno. Evite marcar muito tarde, claro, ou você corre o risco de ele estar dormindo na hora do “sim”.
  2. No convite, você pode, além dos nomes dos pais, incluir o da (s) criança (s) como quem convida para o casamento.
  3. Envie um “save the date” com foto ou desenho feito pela criança ou rave um vídeo como fez Nanna.
  4. Inclua a criança no enfeite do bolo.
  5. Prepare uma área kids, com monitores e brinquedos para os menores. Para os um pouco maiores, mesas e cadeiras infantis. No caso de crianças muito pequenas, vale contratar uma babá.
  6. Adapte o cardápio para o paladar das crianças. Minihotdogs, pão de queijo, batata smile, sem contar brigadeiro, é claro. Se houver muitos bebês, deixe papinhas prontas à disposição as convidadas.
  7. Monte uma área para troca e amamentação, deixando fraldas e lenços umedecidos à disposição.
  8. Contrate um fotógrafo que esteja acostumado a fotografar crianças.
  9. Dance uma valsa (ou a música preferida dele) com seu filho no colo.

10.  Faça lembrancinhas especiais para as crianças.

 

Dicas de onde encontrar e encomendar os serviços utilizados pelos noivos:

– Fotos por Ana Hiromi (www.anahiromi.com)

– Kit Completo – R. Nelson Gallo, sala 8.412 (Salvador).

facebook.com/kitcompleto.producoes / 71 9152-8450

Kitcompletoproduções@gmail.com

– Bonecos do bolo e mimos mais: Dandelionland pela ETSY (www.etsy.com), tem coisas lindas de casamento e afins.

Dandelionland@rocketmail.com