Criança

Carona solidária: compartilhar o carro e a farra

Fazer rodízio de pais para deixar as crianças economiza tempo e multiplica a alegria

Luiz Pimentel

carona

(Foto: ShutterStock)

A rotina puxada com as crianças e o trabalho deixa pais e mães estressados na hora de levar e buscar os filhos na escola. Um recurso antigo, mas que continua funcionando – e que ajuda um bocado nesses momentos – é a carona solidária. Antes chamada de rodízio, nada mais era que um combinado entre os pais para levar e buscar alternadamente os colegas dos filhos que moram por perto.

Hoje, a pegada tem a ver com o compartilhamento, uma noção bem contemporânea de otimizar os recursos e evitar desperdício. Bem a nossa cara em tempos de uber, bicicleta compartilhada, apartamentos de aluguel para temporada e por aí vai. Além disso, carros a menos na rua beneficiam o trânsito e o clima. A gente acha bem legal esse espírito de dividir para somar. O seu carro deixa de servir só ao seu filho e passa a ser o point da bagunça e da brincadeira dos amigos.

Mas, para a logística dar certo, a gente levantou algumas dicas de segurança e tranquilidade:

Anúncio

FECHAR
  1. Selecione interessados que vivem na mesma região e tenham crianças estudando na mesma escola ou em outras próximas.
  2. Defina claramente a rota e locais de ponto de encontro para buscar e levar as crianças. Realize um sistema de rodízio entre os pais, que pode ser semanal.
  3. Crie um grupo de WhatsApp para falar com todos os responsáveis instantaneamente. Mas jamais digite ou grave áudio se estiver dirigindo.
  4. Todo mundo de cinto e respeitando a quantidade permitida de passageiros.
  5. Criança, sempre, só o banco de trás.
  6. Nunca pare em fila dupla para embarcar ou desembarcar as crianças. Além de prejudicar o trânsito, é bem perigoso.
  7. Mantenha os ocupantes entretidos, evitando confusão. Brincar pode. Brigar, não. Vale ter brinquedos, CDs e DVDs. Mas vale mais a pena ainda conversar com a molecada, cantar todo mundo junto e dar boas risadas.

Consultoria:  Luciano Driemeier – gerente de Estratégia de Produto da Ford América do Sul e integrante do Comitê de Mobilidade da empresa.

 

Leia Mais:

Fique ligado: multa para quem transporta criança sem cadeirinha aumenta

Conheça 17 hábitos que as mães muito felizes têm

Veja 10 coisas que as mães podem fazer para otimizar o tempo

Pais&Filhos TV