Família

Cão ou Raposa? Teste de DNA explica genética rara de filhote encontrado em estrada

Momento em que Tory Chang resgata o animal - Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Publicado em 07/06/2023, às 15h09 por Victoria Raissa, filha de Ângela e Clóvis


Ter um animal de estimação por perto é sempre motivo de alegria. Para uma moradora do Tennessee – Estados Unidos, foi uma grande surpresa, após encontrar um filhote abandonado na estrada, isso porque a aparência do bicho era um tanto quanto inusitada.

Ao encontrar o animal, Tory Chang acionou rapidamente uma organização da mesma cidade em que mora e que é responsável por dar os devidos cuidados a animais selvagens, a For Fox Sake Wildlife Rescue, em busca de ajuda, pois ele tinha grande semelhança com uma raposa.

Mulher estadunidense encontra animal inusitado perdido na estrada
Momento em que Tory Chang resgata o animal (Foto:Reprodução/Facebook)

A organização publicou em sua página do Facebook as primeiras fotos do filhote, que naquele momento ainda era muito pequeno, o que dificultava sua identificação. Apesar da semelhança com cachorro, ele também tinha características de raposa e de um coiote.

Inscreva-se já no 15º Seminário Internacional Pais&Filhos

O evento já tem data para acontecer: 28 de junho te esperamos presencial na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, bate-papos, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só seinscrever aqui! Te esperamos por lá!

O início dos testes

Apelidado de Yoti, o animal deixou uma grande dúvida na equipe sobre qual seria sua verdadeira espécie. “Yoti, um filhote misterioso e branco, continua a sair-se muito bem enquanto aguardamos os resultados do seu teste de ADN. À medida que ela envelheceu, o seu temperamento provou ser demasiado para um resgate doméstico lidar, irmã, ela está de volta aos nossos cuidados enquanto aguarda os resultados do teste de DNA”, escreveu a For Fox.

“O seu temperamento, forma de pata e vocalizações são exatamente como um cruzamento entre um coiote e um cão doméstico, mas não seremos capazes de confirmar exatamente o que ela é até vermos os resultados do seu teste de ADN. Ela deve ter pelo menos um ancestral de cão doméstico, uma vez que as marcas de brindle não ocorrem naturalmente em coiotes de sangue total; a única questão é quão recente esse ancestral pode ser”, explicou a organização.

Yoti nos primeiros dias após o resgate (Foto:Reprodução/Instagram)

A página da For Fox fez atualização durante todo o processo de espera do resultado do exame, uma vez que o caso despertou grande curiosidade nos seguidores. Entre as postagens, eles informaram que Yoti estava apresentando um temperamento mais agressivo e por isso não poderia continuar no lar provisório e teria de voltar para a For Fox.

No dia 31 de maio o tão aguardado resultado foi divulgado e surpreendeu a equipe. “Yoti tem marcadores genéticos que são exclusivos de cães domésticos e foram introduzidos nas últimas quatro gerações. Híbridos de cães domésticos com coiotes raramente ocorrem ou sobrevivem na natureza. Mas a vida encontra um caminho”, declararam os responsáveis pelo resgate.

Yoti tem uma origem rara e passou por testes de DNA para ser identificada
Yoti no abrigo (Foto:Reprodução/Facebook)

Com esse resultado, a filhote foi levada para uma área reservada de preservação  conhecida como Walden’s Puddle. “Ela vai juntar-se à Biscuit (também uma antiga paciente da Fox Sake) no Walden’s Puddle amanhã, com a intenção de libertá-la para a selva quando for mais velha e capaz de se defender sozinha. Na idade dela, ela não terá problemas em ser totalmente reabilitada”, declarou For Fox Sake Wildlife Rescue.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho