Família

Brincadeiras de Festa Junina: 8 ideias para manter a tradição com o seu filho

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais da Festa Junina (Foto: reprodução /
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais da Festa Junina (Foto: reprodução /

Publicado em 24/06/2022, às 05h00 - Atualizado às 12h36 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Apesar do mês de junho estar chegando ao fim, o clima de Festa Junina ainda não acabou! Inclusive, o Dia de São João é comemorado nesta sexta-feira, 24. Olha só que coisa boa! Para ajudar, esse é o primeiro ano desde o começo da pandemia que vamos poder comemorar as festas tradicionais juninas com as pessoas que amamos fora de casa – mas a gente sabe que curtir a família no conforto do lar também é tudo de bom, não é?

Por isso, aqui te mostramos como deixar a sua festa junina caseira ainda mais divertida com várias brincadeiras – porque não tem nada mais gostoso do que brincar em família dentro de casa (time caseira, sim!). Agora, se você não sabe por onde começar, dá só uma olhada em como preparar uma festa de São João do zero. Tudo pronto? Bora para as dicas!

Pescaria

Para criar a sua própria pescaria, uma das brincadeirasmais clássicas da Festa Junina, você vai precisar de uma bacia, celofane colorido, plástico-bolha ou pedaços de isopor. Para fazer os peixes, abuse da criatividade com cartolinas coloridas ou papelão. Já para a vara de pescar, improvise com um papel mais grosso, barbante e arames!

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais da Festa Junina (Foto: reprodução / Pinterest)

Preencha o fundo da bacia com o plástico bolha ou pedaços de isopor para dar firmeza. Por cima, você pode usar um celofane azul para imitar o mar! Espalha os peixes no recipiente e não esqueça de colocar um pequeno pedaço de arame na parte superior de cada um deles para conseguir pescá-los com a vara.

Acerte ao alvo

Outro clássico de São João! Para criar o seu próprio “acerte o alvo”, utilize algumas latas vazias de alumínio e improvise as bolas com meias. Para deixar com ainda mais personalidade, a dica é customizar cada uma das latas com o tema que quiser. Vai ficar lindo!

Use bolas de plástico ou faça as suas próprias com meias velhas para a brincadeira de acerto o alvo! (Foto: reprodução / Pinterest)

Correio elegante

Para dedicar todo o seu amor! Mandar mensagens é sempre aquele carinho no coração, principalmente para quem está do nosso lado todos os dias. Separe alguns papéis ou cartolinas coloridas, recorte no formato que quiser e deixe um recado especial para as crianças, sua esposa, ou marido! Para fazer surpresa, você pode colocar o bilhete em algum local inesperado da casa.

O correio elegante faz o maior sucesso na Festa Junina! (Foto: reprodução / Pinterest)

Boca do palhaço

Essa é só para quem é bom de mira! Em um pedaço grande de papelão, faça o desenho de um palhaço e deixe um espaço vazado na parte da boca. Recorte criar um buraco. Depois disso, separe algum tipo de bola (de meia, pingue-pongue, tênis…). Ganha quem conseguir acertar mais vezes!

Brincar de “boca do palhaço” pode auxiliar a coordenação motora do seu filho! (Foto: reprodução / Pinterest)

Argolas

Essa brincadeira é um clássico de todas as festas juninas e não pode faltar na sua comemoração do dia de São João! É muito simples: pinte garrafas de vidro de 330 ml ou 600 ml da cor que você preferir e as posicione em uma superfície lisa ou dentro de uma caixa. Depois, escolha argolas coloridas que possam encaixar na boca das garrafas e pronto!

Fazer a brincadeira das argolas na sua casa é muito simples!
Fazer a brincadeira das argolas na sua casa é muito simples! (Foto: Pinterest)

Corrida do saco

Não tem como ser mais simples e divertido! Use sacos feitos de pano grandes o suficiente para cobrir as pernas e parte do peito de crianças e adultos (aposte em sacos de tamanhos diferentes para ficar mais fácil de distribuir e realizar a brincadeira). Deixe um espaço livre na sua sala e demarque o ponto de saída e chegada da brincadeira para realizar a corrida.

Cabo de guerra

Divida os convidados da sua festa junina em dois grupos e use uma corda grande para fazer o cabo de guerra. Mas, antes de começar, se certifique que o local onde a brincadeira vai ser feita não possui nenhum tipo de objeto que possa causar algum ferimento em crianças e adultos.

Quadrilha

Festa junina sem quadrilha não é festa junina! A dança mais tradicional da comemoração do dia de São João não pode ficar de fora da sua celebração em casa. Divida os convidados em pares, coloque na caixa de som uma playlist (inclusive, se liga na dica: a Pais&Filhos tem uma perfeita para você!) e pronto: é só dançar!


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua e se diz envergonhada - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão pede desculpas e dá veredito sobre polêmica na festa de Lua