Família

Bom relacionamento entre pais e filhos

Relação entre pais e bebê influencia no desenvolvimento mental da criança

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

21/12/2013

Agência Notisa – A qualidade da relação entre pais e filhos influencia na saúde mental das crianças, é o que afirma o estudo ‘Relações problemáticas entre pais e crianças em famílias com pai e mãe:prevalência e fatores de risco em um bairro brasileiro.

O estudo foi publicado na revista Trends in Psychiatry and Psychotherapy por autoras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre (RS). A análise destaca a importância do estabelecimento de uma relação forte entre mãe-filho ainda na formação da personalidade da criança.

Anúncio

FECHAR

Durante a pesquisa, as autoras observaram que, aproximadamente, 10% das mães e 12% dos pais demonstraram pelos menos uma relação significativamente perturbada com seus lactentes de quatro meses de idade. “O vínculo inadequado entre mãe e lactente coincidiu com evidências de transtorno mental paterno, uma rede social de apoio insatisfatória por parte da mãe e interrupção do aleitamento materno aos quatro meses”, afirmou a equipe de estudo.

Para as autoras, há alta prevalência de problemas na relação precoce entre pais e filho, sugerindo a necessidade de intervenções do sistema de saúde. “Problemas de relacionamento pais-bebê são prevalentes já no início na vida do lactente e estão mais associados a outros problemas relacionais do que à sobrecarga socioeconômica”, concluem.

Pais&Filhos TV