Família

Bom para a saúde e paladar

Para driblar a culpa, veja como incluir ingredientes saudáveis em cupcakes

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Cupcakes dificilmente são associados a algo saudável, eles são bonitos e deliciosos na maioria das vezes, mas quando você pensa em devorar um já imagina que poderia evitar aquele alto consumo de calorias, gordura, carboidratos… E a coisa fica ainda mais complicada quando falamos das crianças. É mesmo difícil conter a vontade dos pequenos de comer um, dois, três cupcakes de uma só vez. Por isso, selecionamos receitas que levam ingredientes saudáveis e não pesam – tanto – na balança nem na consciência. As receitas são do livro Cupcakes Fantásticos, de Martha Swift & Lisa Thomas, ed. Marco Zero.

Anúncio

FECHAR

Cupcake de abóbora (rende 12 unidades)

 Ingredientes

110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

240g de açúcar mascavo claro

2 ovos grandes

½ colher (chá) de extrato ou essência de baunilha de boa qualidade

100g de polpa de abóbora

125g de farinha de trigo com fermente, peneirada

120g de farinha de trigo comum, peneirada

½ colher (chá) de canela em pó

½ colher (chá) de gengibre em pó

125 ml de leitelho (para obter o leitelho, adicione 1 colher (chá) de suco de limão a 120 ml de leite integral e deixe descansar por no mínimo 15 minutos antes de usar)

 

Como fazer

Preaqueça o forno a 180° C e forre uma forma para 12 cupcakes com as forminhas de papel.

Em uma tigela grade, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e homogêneo, o que deve levar cerca de 3 – 5 minutos com a batedeira. Adicione um ovo por vez e, em seguida, a baunilha, batendo por alguns minutos após cada adição. Acrescente a polpa de abóbora e bata novamente.

Em outra tigela, misture as farinhas, a canela e o gengibre. Adicione 1/3 dessa mistura ao creme de manteiga e bata. Adicione metade do leitelho e bata apenas para misturar. Repita o procedimento até adicionar toda a farinha e todo o leitelho.

Com uma colher, distribua a massa até preencher 2/3 de cada forminha. Leve ao forno por 25 minutos, até crescer e dourar ligeiramente. Verifique o ponto inserindo um palito no centro de um cupcake: ele deve sair limpo.

Retire do forno, aguarde uns 10 minutos, depois é só decorar!

 

Cupcake de Granola e Mel (rende 12 unidades)

Ingredientes

110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

120 g de açúcar mascavo claro

175 ml de mel claro

2 ovos grandes

220 g de farinha de trigo comum, peneirada

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher ( chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

65 ml de leite semidesnatado em temperatura ambiente

½ colher (chá) de extrato ou essência de baunilha de boa qualidade

65 ml de iogurte natural

250 g de granola (retire as oleaginosas grandes ou inteiras, se possível)

 

Como fazer

Preaqueça o forno a 180°C e forre uma forma para 12 cupcakes com as forminhas de papel.

Em uma tigela grande, bata a manteiga, o açúcar e o mel até obter um creme leve e aerado, o que deve levar cerca de 2 – 3 minutos com a batedeira. Adicione um ovo por vez, misturando por alguns minutos após cada adição.

Em outra tigela, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em uma jarra medidora, junte o leite, a baunilha e o iogurte. Adicione 1/3 da mistura de farinha ao creme de manteiga e bata. Despeje 1/3 da mistura de leite e volte a bater. Repita o procedimento até adicionar toda a farinha e todo o leite. A seguir, incorpore a granola delicadamente, misturando bem.

Com uma colher, distribua a massa até preencher 2/3 de cada forminha. Leve ao forno por 25 minutos, até dourar. Verifique o ponto inserindo um palito no centro de um cupcake: ele deve sair limpo.

Retire do forno e deixe os cupcakes na forma por uns 10 minutos. Sirva quente com manteiga e mel.