Publicado em 17/11/2021, às 13h43 por Letícia Iervolino, Maísa e Edson
Na última quinta-feira, dia 11 de novembro, Bernardo, um bebê de 7 meses que vive em Três Lagoas, recebeu a segunda dose do remédio Zolgensma, considerado o “remédio mais caro do mundo”. A criança é portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1.
De acordo com a mãe do menino, a enfermeira Camila Mariela Cattanio, o diagnóstico veio logo após o nascimento de Bernardo. A AME Tipo 1 é uma doença que pode provocar a morte dos neurônios motores localizados na medula, responsáveis por controlar os movimentos musculares e por sustentar cabeça, braços e pernas dos bebês.
Com a descoberta da doença genética, que pode ser fatal nas crianças de pouca idade, Camila recorreu à Justiça Federal para a compra do Zolgensma, que custa R$ 9 milhões no Brasil. No dia 9 de setembro deste ano, a primeira vara federal deu parecer favorável e arcou com os custos do medicamentopara Bernardo.
“O sentimento que eu tive no momento da aplicação foi surreal. Não sei nem falar, nem definir o momento, mas, o principal é o sentimento de dever cumprido que eu e o meu marido tivemos. Nós chegamos no nosso objetivo e foi uma hora, um momento que pareceu 300 anos. Eu fiquei flutuando no chão parece, ao mesmo tempo que tinha sido invadida por uma sensação de muita gratidão”, desabafou aliviada a mãe do bebê em entrevista exclusiva ao G1.
Camila e o marido, o funcionário público Alexandre Aparecido Martins, ressaltaram ainda que Bernardo já começou a apresentar uma evolução nos membros inferiores, e que também “conseguiu sustentar as pernas” por um período.
“Ele aguenta alguns minutinhos com ela flexionada deitado. A fisioterapia ainda não começou de forma intensa e até ele deve estar pensando muito na transformação do corpo dele. Aos pouquinhos, todos nós vamos aprendendo com o que está acontecendo”, afirmou a enfermeira.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Notícias
Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Despencou o preço
Esquenta Black Friday: até 50% de desconto na linha Galaxy S23 da Samsung
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Notícias
Tema inusitado e portal de quatro metros: saiba detalhes da festona de 1 ano de Mavie
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"